Docência e tecnologias educacionais: reflexões sobre a formação pedagógica de professores universitários que atuam na modalidade a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7009

Palavras-chave:

Educação a distância; Formação docente; Tecnologia educacional.

Resumo

A expansão tecnológica a cada dia transforma, expressivamente, todos os segmentos da sociedade. Diante desse cenário, a modalidade de Educação a Distância, que vêm se proliferando nos últimos anos, modificou, também, a forma de ensinar e de aprender. Em 2020, esse fenômeno foi intensificado, em virtude do surgimento do novo coronavírus, que exigiu, por parte da população, o isolamento social provocando, dessa forma, transformações mais consideráveis no campo educational e nas formas de interação; ambas permeadas, agora, pelas tecnologias digitais. Sendo assim, esse estudo teve por finalidade maior analisar a formação pedagógica dos docentes que atuam no Ensino Superior, na modalidade a distância, no que se refere ao uso das tecnologias educacionais.  Para tanto, a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa se fez necessária, aportada em pesquisa bibliográfica, a partir de Kensky (2014) Moran (2000; 2015), Pretti (2005), dentre outros, em associação à pesquisa de campo, junto ao público-alvo supramencionado.  Concluiu-se que formação pedagógica dessa categoria docente apresenta fragilidades significativas, uma vez que não dominam as ferramentas essenciais à uma atuação proficiente, comprometendo, dessa forma, o processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Verônica Abud Paranhos Moraes Sena, Centro Universitário Unicathedral

Especialista em Docência do Ensino Superior EaD. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário UniCathedral. Advocada subscrita na OAB Mato Grosso. Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação do Centro Universitário UniCathedral.

Gricyella Alves Mendes Cogo, Centro Universitário Cathedral - UniCathedral

Especialista em Docência do Ensino Superior para Educação a Distância; Especialista em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário; Bacharela em Direito; Graduada em Administração; Advogada inscrita na Subseção de Barra do Garças-MT; Docente do curso de Direito do Centro Universitário Cathedral - UniCathedral.

Gisele Silva Lira de Resende, Centro Universitário - UniCathedral

Doutora em Educação (UCLV/UFBA), com Pós-doutorado em Educação e Saúde (UFMT). Bacharela em Serviço Social. Licenciada em Pedagogia. Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Professora nos Cursos de Direito e de Pedagogia, do .

Vera Lúcia Macedo de Oliveira Teixeira, Centro Universitário - Unicathedral

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC, Pedagoga, Especialista em Didática e Docência no Ensino Superior. Professora Universitária no Centro Universitário Unicathedral, Coordenadora Pedagógica do Colégio Cathedral em Barra do Garças-MT.

Referências

Barros, D. M. V. (2003). Educação a distãncia e as novas demandas ocupacionais. Curitiba - PR: Editora UFPR.

Belloni, M. L. (2003). Educação a distância. Campinas: Autores Associados.

Belloni, M. L. (2002). Ensaio sobre Educação a Distância no Brasil. Educ. Sociais, Campinas, 23(78), 117-42, abril.

Brasil. (2017). Decreto Lei nº 9057, Brasília DF, 25 de maio.

Brasil. (2005). Decreto Lei nº 5622, Brasília DF, 19 de dezembro.

Brasil. (1996). Lei nº 9394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Brasília DF, 20 de Dezembro.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. (25a ed.), Paz e Terra: São Paulo.

Kensky, V. M. (2014). Tecnologias e tempos docentes. Santa Catarina: Papirus.

Moran, J. (2000). Mudar a Forma de Ensinar e de Aprender: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Revista Interações, São Paulo, 2000, 57-72.

Moran, J. (2015). Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: Bacich, L., Neto, A. T., & Trevisani, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.

Preti, O., & Neder, M. L. C., et al. Educação a Distância: sobre discursos e práticas. Brasília. 2012.Líber Livro Editora.

Pretto, N. de L., & Riccio, N. C. R. (2010). A formação continuada de professores universitários. Educar, Curitiba, 37, 153-169, maio/ago. 2010. Editora UFPR.

Veiga, I. P. A. (2014). Formação de professores para educação superior e a diversidade da docência. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, 14(42), 327-342.

Downloads

Publicado

23/08/2020

Como Citar

SENA, V. A. P. M.; COGO, G. A. M.; RESENDE, G. S. L. de .; TEIXEIRA, V. L. M. de O. Docência e tecnologias educacionais: reflexões sobre a formação pedagógica de professores universitários que atuam na modalidade a distância. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e428997009, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7009. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7009. Acesso em: 29 set. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais