Sequência didática para o ensino de ondas gravitacionais e interferência no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7087Palavras-chave:
Ondas gravitacionais; Sequência didática; Aprendizagem significativa.Resumo
Este trabalho conduz uma sugestão de ensino de ondas gravitacionais e interferência, para estudantes do ensino médio por meio da aplicação de uma sequência didática elaborada em consonância com a teoria da Aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria do Alinhamento construtivo de Biggs e Tang. Trata-se da análise da aplicação de uma sequência didática arquitetada para facilitar o trabalho docente desde o planejamento até a execução das ações e avaliação da aprendizagem de física, servindo assim como motivação para produções de novas sequências, construídas pelos próprios professores, tendo em consideração a apropriação desta ferramenta como arquétipo. É uma pesquisa de campo e reúne uma série de atividades, dentro e fora de sala de aula, sistematicamente preparadas e organizadas para o alcance dos objetivos de aprendizagem preliminarmente propostos, e utiliza-se de mecanismos como experimentação e utilização de TICs, dando ao estudante um papel mais ativo e autônomo na construção da própria aprendizagem tornando-a mais eficiente e significativa que é resultado pretendido.
Referências
Abbott, B. P. et al. (2016). LIGO Scientific and Virgo Collaborations, Observation of Gravitational Waves from a Binary Black Hole Merger, Phys. Rev. Lett., 116, no. 6, 061102.
Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. (1 ed.) Portugal: Paralelo Editora.
Ausubel, D. P; Novak D., J.; Hanesian, H. (1980). Psicologia Educacional. (2 ed.) Tradução de E. Nick, H. R. Barros, M. Â. Fontes, M. d. Maron, Trads. Rio de Janeiro: Interamericana.
Biggs, J; Tang, C. (2011). Teaching for Quality Learning at University. (4 ed.) Berkshire, England: Society for Reasearch into Higher Education & Open University Press.
Biggs, J. (1987). Student approaches to learning and studying. Hawthor.: Australian Council for Educational Research.
Brasil. (2017). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ensino Fundamental. Disponível em http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-deeducacao/base-nacional-comum-curricular-bncc
BRASIL (2002). Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica.
Correa, D. R. (2016). A Base e o Edifício. Balanço e Apontamentos Sobre e Fortuna Crítica da BNCC. Revista do Lhiste, Porto Alegre, num.4, vol.3, jan/jun.
Fusari, J .C. (1998). O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov. br/pdf/ideias_08_p044-053_c.pdf. Acesso em 27/11/2008.
Gonçalves, I. C.(2014). Contributos dos modelos da auto-regulação da aprendizagem para formação de alunos e professores no ensino superior. Disponível em: <http://goo.gl/cJY37K>. Acesso em: 04 abr. 2017.
Mendonça, A. P. (2015). Alinhamento Construtivo: Fundamentos e Aplicações. In: Gonzaga, Amarildo M. (Organizador). Formação de Professores no Ensino Tecnológico: Fundamentos e Desafios.(pp. 109 – 130). Curitiba, PR: CRV.
Migueis, H. S. V. M. S. (2008) Avaliação Formativa numa disciplina de investigação e no contexto de um ambiente virtual de aprendizagem: perspectivas dos alunos. Lisboa.
Moreira, M. A. Masine, E. F. S. (2011) Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro.
Moreira, M. A. (2011) Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física.
Morgenbesser, S. (Org.). (1975). Filosofia da Ciência por Ernst Nagel (e outros). (2. ed.) São Paulo: Cultrix.
Oliveira, F. F. de, Vianna D. M., & Gerbassi, R. S. (2007). Física Moderna no ensino médio:
o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, 29(3), 447-454.
Ostermann, F., Moreira, M. A. (2000). Uma Revisão Bibliográfica Sobre a Área de Pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio”. Investigações em Ensino de Ciências – V5(1), pp. 23-48. Porto Alegre, RS.
Peduzzi Luiz O. Q. (1997). Sobre A Resolução de Problemas no Ensino Da Física. In Cad.Cat.Ens.Fis., v.14,n3: p.229-253, dez. Florianópolis, SC.
Pereira, A. S. (2018) Metodologia da pesquisa científica [recurso eletrônico (1. ed.). Santa Maria, RS : UFSM, NTE.
Piletti, C.(2001). Didática geral. (23ª ed.) São Paulo: Editora Ática.
Pereira, O. S [et al.]. (1997). Raios cósmicos: introduzindo física moderna no 2 grau. São Paulo: Instituto de Física e Faculdade de Educação – USP.
Pires, A. S. T. (2011) Evolução das Ideias da física. (2ª ed.) São Paulo: Editora Livraria da Física.
Pontes Neto, J. A. S. (2006) Teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: perguntas e respostas. Série-Estudos. In Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB n. 21, , jan./jun. 2006. (p p.117-130). Campo Grande, MS.
Ramos, K. R. C.(2017). Método de Ensino-Aprendizagem Gamificado: Ampliando Mapas Conceituais e Alinhamento Construtivo. Quixadá: UFC.
Rezende, Flavia, Lopes, A., M. A. e Egg, J. M.(2004) Identificação de Problemas do Currículo do Ensino e da Aprendizagem de Física e de matemática a Partir do Discurso de Professores. In Ciência & Educação, v. 10, n. 2, (pp. 185-196). Bauru, SP.
Ribeiro, D. (2000). O processo civilizatório: etapas da evolução sociocultural. Companhia das Letras, São Paulo, SP: Publifolha.
Santos, M; Mendonça, A. (2015). Aprendendo as Relações Métricas do Triângulo Retângulo com Robótica: Perspectiva do Planejamento de Ensino. In Anais do 6o Workshop de Robótica Educacional. Uberlândia – MG.
Sanches, M. B. et al. (2006) A Inserção da Física Moderna e Contemporânea no Currículo do Ensino Médio. In: Encontro de Pesquisa em Ensino De Física, 10., 2006, Londrina, PR. Caderno de Resumos.(pp. 163). São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Física.
Silva, P. O., Krajewski, L. L., Lopes, H. S., Nascimento, D. O. (2018). Os Desafios no Ensino e Aprendizagem da Física no Ensino Médio. In Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente -FAEMA, v.9, n. 2. (pp. 829-834). Ariquemes, RO.
SOUZA, P. R. (2016). Aprendizagem significativa e alinhamento construtivo: uma proposta para o ensino de circuitos elétricos. Manaus, AM: IFAM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Francisco Felipe Moura Fontele; João Cláudio Nunes Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.