Construção de um Diagnóstico Situacional no almoxarifado de um Centro de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7121Palavras-chave:
Gestão em Saúde; Enfermagem em Saúde Comunitária; Planejamento de Instituições de Saúde.Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na construção de um diagnóstico situacional no almoxarifado de um centro de saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado durante as aulas práticas do componente curricular “Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem”, do Curso de Graduação em Enfermagem, de uma Universidade no Estado do Pará. Resultados e Discussões: Foi perceptível a importância do processo de gestão e qualidade dos serviços para a melhoria contínua e otimizando os resultados. Onde é necessário mapear e identificar os processos executados, afim de buscar possíveis inconformidades, realizar análises contínuas, utilizar metodologias, a fim de realizar as mudanças de uma forma controlada e estratégica, buscando a solução dos problemas encontrados. Conclusão: Logo, com a construção do diagnóstico foi possível conhecer as demandas do serviço e a importância da gestão de qualidade para o bom funcionamento do setor, auxiliando no processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos.
Referências
PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO. Universidade do Estado de Santa Catarina (UNESC). (2018). INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 007. Disposto no Art. 22, inciso IV e Art. 23, inciso VI do Regimento Geral da UDESC.
Martins, C. C., & Waclawovsky, A. J. (2015). Problemas e desafios enfrentados pelos gestores públicos no processo de gestão em saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 4(1), 100-109.
Paschoal, M. L. H., & Castilho, V. (2010). Implementação do sistema de gestão de materiais informatizado do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 44(4), 984-988.
Pereira, A., Guterres, M., & Paes, R. (2015). Aplicação do diagnóstico organizacional como ferramenta de melhoria para o setor de frota e logística e coordenadoria de material e patrimônio de uma universidade pública federal. Produto & Produção, 16(2).
Pereira, R. M. (2016). Planejamento, Programação e Aquisição: prever para prover. Organização Pan-americana da Saúde. Brasília, 1(10).
Silva, J.D.F.P.F.DA, MARQUES, K.M.R., & LUCCAS; M.G. (2009). A Importância da Gestão do Almoxarifado, 1-15.
Vieira, K. K. (2014). A Importância do Procedimento Operacional Padrão como ferramenta na gestão de qualidade em uma Clínica de Nefrologia. Instituto Federal de Santa Catarina/ Joinville, 80.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lidiane Assunção de Vasconcelos ; Alessandra de Cássia Lobato Dias; Flávio Araújo Pereira ; Geovana Brito Nascimento; Leilane Almeida de Morais; Nicole Pinheiro Lobato; Tatiana Menezes Noronha Panzetti; Larissa Aline Costa Coelho; Ruhan da Conceição Sacramento; Kellyne Quaresma Mourão; Diego Leite Cutrim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.