Construção de um Diagnóstico Situacional no almoxarifado de um Centro de Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7121

Palavras-chave:

Gestão em Saúde; Enfermagem em Saúde Comunitária; Planejamento de Instituições de Saúde.

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na construção de um diagnóstico situacional no almoxarifado de um centro de saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado durante as aulas práticas do componente curricular “Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem”, do Curso de Graduação em Enfermagem, de uma Universidade no Estado do Pará. Resultados e Discussões: Foi perceptível a importância do processo de gestão e qualidade dos serviços para a melhoria contínua e otimizando os resultados. Onde é necessário mapear e identificar os processos executados, afim de buscar possíveis inconformidades, realizar análises contínuas, utilizar metodologias, a fim de realizar as mudanças de uma forma controlada e estratégica, buscando a solução dos problemas encontrados. Conclusão: Logo, com a construção do diagnóstico foi possível conhecer as demandas do serviço e a importância da gestão de qualidade para o bom funcionamento do setor, auxiliando no processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos.

Referências

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO. Universidade do Estado de Santa Catarina (UNESC). (2018). INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 007. Disposto no Art. 22, inciso IV e Art. 23, inciso VI do Regimento Geral da UDESC.

Martins, C. C., & Waclawovsky, A. J. (2015). Problemas e desafios enfrentados pelos gestores públicos no processo de gestão em saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 4(1), 100-109.

Paschoal, M. L. H., & Castilho, V. (2010). Implementação do sistema de gestão de materiais informatizado do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 44(4), 984-988.

Pereira, A., Guterres, M., & Paes, R. (2015). Aplicação do diagnóstico organizacional como ferramenta de melhoria para o setor de frota e logística e coordenadoria de material e patrimônio de uma universidade pública federal. Produto & Produção, 16(2).

Pereira, R. M. (2016). Planejamento, Programação e Aquisição: prever para prover. Organização Pan-americana da Saúde. Brasília, 1(10).

Silva, J.D.F.P.F.DA, MARQUES, K.M.R., & LUCCAS; M.G. (2009). A Importância da Gestão do Almoxarifado, 1-15.

Vieira, K. K. (2014). A Importância do Procedimento Operacional Padrão como ferramenta na gestão de qualidade em uma Clínica de Nefrologia. Instituto Federal de Santa Catarina/ Joinville, 80.

Downloads

Publicado

15/09/2020

Como Citar

VASCONCELOS , L. A. de .; ALENCAR, S. M. .; DIAS, A. de C. L. .; PEREIRA , F. A. .; NASCIMENTO, G. B. .; MORAIS, L. A. de .; LOBATO, N. P. .; PANZETTI, T. M. N. .; COELHO, L. A. C. .; SACRAMENTO, R. da C.; MOURÃO, K. Q. .; CUTRIM, D. L. . Construção de um Diagnóstico Situacional no almoxarifado de um Centro de Saúde . Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e992997121, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7121. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7121. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde