Literatura infantil e geometria: conexões possíveis mapeadas pelo estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7178Palavras-chave:
Literatura infantil; Geometria; Dimensões topológicas; Jean Piaget.Resumo
Esse artigo tem como objetivo apresentar um recorte, de um estudo inicial, de uma dissertação de cunho bibliográfico, que colocou em discussão o desenvolvimento das relações topológicas, segundo Piaget, na construção do espaço pela criança, a partir de uma interlocução com a literatura infantil. Com a intenção de compartilhar com os professores dos anos iniciais a ideia de explorar a literatura infantil como aliada para o ensino da matemática, este estudo se propunha a desenvolver sequências didáticas que favorecessem o desenvolvimento das dimensões topológicas, a partir dos momentos de contação de histórias. A inter-relação da literatura infantil com a geometria, defendida aqui como potencialidade didática, permeia todo o texto e insere a pesquisa no campo da educação matemática. A construção do estado do conhecimento mostrou que poucos estudos foram feitos sobre esta temática e, menos ainda, no que concerne às relações topológicas, que podem ser exploradas a partir das histórias infantis. Este resultado acena para a necessidade de se alargar o campo das pesquisas sobre literatura infantil e o ensino de geometria, evidenciando que, a partir da leitura e análise das produções investigadas, a contação de histórias apresenta-se como um recurso pedagógico a ser explorado como potencialidade para o ensino da Educação Matemática, o que a dissertação acabou contemplando em sua escrita, e que foi socializado com os demais pesquisadores na elaboração de um caderno de atividades com sequencias didáticas criadas a partir de trechos de “As aventuras do avião vermelho”, de Erico Veríssimo.
Referências
Arnold, D. S. (2016). Matemáticas presentes em livros de leitura: Possibilidades para a Educação Infantil (Dissertação de mestrado). Mestrado Profissional em Ensino de Matemática – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Baldi, E. (2009). Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores. Porto Alegre: Editora Projeto.
Brasil. (2017) Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica.
Candido, A. (2004). O direito à literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre azul: Duas Cidades, 169-191.
Colomer, T. (2007). Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global.
Dolle, J. M. (1987). Para compreender Jean Piaget: Uma iniciação à psicologia genética piagetiana. Rio de Janeiro: Editora Guanabara S.A.
Farias, C. A. (2006). Alfabetos da alma: histórias da tradição na escola. Porto Alegre: Sulina.
Fernandes, T. C.A. (2015) Exploração de conceitos geométricos na educação pré-escolar através da Literatura Infantil (Dissertação de mestrado). Mestrado em Educação Pré-Escolar. Instituto Politécnico de Portoalegre: Portugal.
Gerhardt, T. E., & Silviera, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre, Editora da UFRGS. Recuperado de http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf.
Lima, A. P. M. de. (2012) Acervos Complementares do PNLD 2010: um estudo sobre a relação entre a matemática e gêneros textuais (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Matemática e Tecnologia, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
Maria, de L. (2009). O clube do livro: ser leitor – que diferença faz? São Paulo: Globo.
Montoito, R. (2010). Chá com Lewis Carroll: a matemática por trás da literatura. Jundiaí: Paco Editorial.
Montoito, R. (2017). Sylvie e Bruno(s): um projeto sobre a inter-relação entre matemática e literatura a partir de uma obra de Lewis Carroll. Anais do Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas, RS, Brasil, 7.
Montoito, R., & Leivas, J. C. P. (2012). A representação do espaço na criança, segundo Piaget: os processos mentais que a conduzem à formação da noção do espaço euclidiano. Vidya, 32(2), 21-35. Recuperado de https://periodicos.ufn. edu.br/index.php/VIDYA/article/view/271
Morosini, M. C., & Fernandes, C. M. B. (2014). Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, 5(2), 154-164. Recuperado de http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399.
Piaget, J. e Inhelder B. (2006). A Psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel.
Piaget, J. (1973). Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Editora Forense.
Piaget, J. (1974). Epistemologia Genética e pesquisa psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos.
Piaget, J. (1993). A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas.
Rio Grande do Sul. (2018). Referencial Curricular Gaúcho: Ciências da Natureza. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico.
Roedel, T. (2016). A importância da leitura e da literatura no ensino da matemática. Anais do Encontro brasileiro de estudantes de pós-graduação em educação matemática. Curitiba, PR, Brasil, 20.
Silva, A. G. da. (2014). O professor dos anos iniciais e o conhecimento da geometria (Dissertação de mestrado). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Universidade Federal de Alagoas, Maceió.
Silva, F. C., Machado, A. G. (2016). O ensino integrado de Matemática e Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Instituto de Educação Matemática e Científica – Universidade Federal do Pará, São Francisco do Pará.
Smole, S. K., & Cândido, P. (2010). Geometria, Literatura e Arte: conexões no ensino-aprendizagem de Matemática. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador, BA, 10.
Veríssimo, E. (2017). As aventuras do avião vermelho. São Paulo: Companhia das Letrinhas.
Zilberman, R. (2003). A literatura infantil na escola. São Paulo: Global.
Weissheimer, R. F; Montoito, R. (2020). As aventuras do avião vermelho - Caderno de atividades – ensino fundamental – anos iniciais. Recuperado de https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573008.
Weissheimer, R. F. (2020). Literatura infantil e o ensino de geometria nos anos iniciais: as aventuras (topológicas) do avião vermelho (Dissertação de mestrado). Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Pelotas, RS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Raquel Fensterseifer Weissheimer; Rafael Montoito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.