Modelagem de um sistema de gerenciamento de atendimentos efetuados pelo núcleo pedagógico da Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i2.718Palavras-chave:
Sistema; Gerenciamento; Requisitos; Diagramas.Resumo
A utilização dos softwares é de grande importância atualmente, pois a partir deles é possível desenvolver novas tecnologias, facilitar o trabalho em diversas áreas e, consequentemente, trazer praticidade nas atividades realizadas no dia a dia. Nesta situação, o artigo descreve a modelagem de um sistema de auxílio ao núcleo pedagógico da Universidade Federal de Itajubá – campus Itabira, com o objetivo de auxiliar na organização dos documentos dos atendimentos realizados pelo mesmo, pois atualmente o trabalho é todo feito manualmente, o que dificulta o processamento dos atendimentos já feitos. A primeira etapa se deu a partir da entrevista, buscando coletar as informações do que o cliente desejava adicionar no software a ser desenvolvido. Com base nisso, fez-se o levantamento de requisitos e sua categorização, para que não falte nada importante nas fases seguintes do projeto. Estes requisitos foram utilizados no próximo ciclo, no qual foi necessário descrever as funcionalidades do sistema projetado, deixando claro ao cliente como o produto solicitado irá funcionar. Para ilustrar esta etapa, foram criados diagramas de casos de uso, apresentando todos os agentes externos que irão se comunicar com o sistema internamente e, para cada caso, foi criado um fluxo explicativo de seu funcionamento. Por fim, visando organizar as ações a serem feitas durante este projeto, o diagrama de atividades foi utilizado e, também, houve a prototipagem das interfaces do sistema. Ao final deste artigo, temos a descrição da documentação necessária para que o sistema proposto possa ser implementado.
Referências
ELMASRI, R.; NAVATHE, S. B. Sistemas de Banco de Dados. 1. ed. São Paulo: Pearson,2006.
GUEDES, G. T. A. UML 2: Uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2011.
HEUSER, C. A. Projeto de Banco de Dados. 4. ed. São Paulo: Sagra Luzzatto, 2001.
PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: Fundamentos, métodos e padrões. 2.ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2003.
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software: Uma abordagem profissional. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software . 9. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.