Avaliação de parâmetros de desempenho em reator convencional: aplicação em processos industriais
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.745Palavras-chave:
Agitação e mistura; Impelidores; Tempo de mistura; Consumo de energia; Aumento de escala.Resumo
Agitação e mistura são operações unitárias essenciais na maioria dos processos industriais e têm por objetivo a obtenção de matérias primas ou produtos uniformes. Quando um sistema de agitação e mistura não está corretamente projetado e controlado obtém-se misturas indesejáveis, o que pode acarretar em perdas de produto e aumento no custo do processo. Portanto, o objetivo deste estudo é avaliar um sistema de agitação e mistura que possa gerar dados experimentais para o auxílio de pesquisadores e projetistas de impelidores industriais. Este sistema foi avaliado utilizando quatro diferentes configurações de impelidores (Rushton-Rushton; Rushton-Smith; Smith-Rushton e Smith-Smith) com base em dois parâmetros de desempenho fundamentais do sistema de agitação: tempo de mistura e consumo de energia. O tempo de mistura foi determinado pelo método de pulso de temperatura e o cálculo do consumo de potência foi obtido através de equações da literatura. Avaliou-se os parâmetros de desempenho em três diferentes frequências de rotação: 300, 500 e 700 rpm. A configuração (4) apresentou uma redução no tempo de mistura de 36% (300 rpm), 63% (500 rpm) e 79% (700 rpm) quando comparada com a configuração padrão (1). A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que a configuração (4), obteve os menores tempo de mistura e menor consumo de energia de todas as configurações avaliadas. Além disso, pode-se determinar que a frequência de agitação de 500 rpm foi a mais adequada para este estudo.
Referências
BAILEY, James, OLLIS, Davis. - Biochemical Engineering Fundamentals. 2ed., McGraw-Hill, New York, 1986.
CORRÊA, Luciano Jacob, BADINO, Alberto Colli, CRUZ, Antonio José Gonçalves. - Mixing design for enzymatic hydrolysis of sugarcane bagasse: methodology for selection of impeller configuration. Bioprocess and Biosystems Engineering, 39:285–294, 2016.
GARAVITO, Ana Milena Torres - Determinação experimental do consumo de potência para impelidores âncora e helicoidal usando fluidos pseudoplásticos de alta viscosidade. UNICAMP, Dissertação de Mestrado, 81p, 2013.
JOAQUIM JUNIOR, Celso Fernandes, CEKINSKI, Efrain, NUNHEZ, José Roberto, URENHA, Luiz Carlos – Agitação e mistura na indústria. Editora LTC, Rio de Janeiro, 2012.
MAGELLI, Franco, MONTANTE, Giuseppina, PINELLI, Davide, PAGLIANTI, Alessandro. - Mixing time in high aspect ratio vessels stirred with multiple impellers. Chemical Engineering Science, 101:712-720, 2013.
SOUZA, Edimilson - Consumo de potência para impelidores rápidos aplicados em processos de agitação e mistura. UNICAMP, Tese de Doutorado, 778p, 2011.
TAN, Rung-Kai., EBERHARD, Werner, BÜCHS, Jochen - Measurement and characterization of mixing time in shake flasks. Chemical Engineering Science, 66:440-447, 2011.
NORWOOD, K.W., METZNER, A.B. – Flow patterns and mixing rates in agitated vessels. A. I. Ch. E. J. 6:432-437, 1960.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.