Beams - banco de exercícios aplicados à mecânica dos sólidos: módulo propriedades geométricas
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i2.746Palavras-chave:
Propriedades Geométricas. Mecânica dos Sólidos. Scilab. Software.Resumo
A disciplina Mecânica dos Sólidos é uma disciplina básica, de conteúdo fundamental a diversos cursos de Engenharia, uma vez que estuda o comportamento dos corpos com o objetivo de determinar os valores de tensões e deformações quando estes estão sujeitos a diferentes carregamentos. Nesse contexto, diversas pesquisas relatam dificuldades enfrentadas por alunos e professores no ensino-aprendizado desta disciplina. Esta dificuldade é comum, pois a disciplina abrange estudos de grandes cientistas ao longo de vários séculos, estudos que são de difícil compreensão e interpretação. O presente artigo tem como objetivo apresentar o módulo Propriedades Geométricas do programa BEAMS (Banco de Exercícios Aplicados à Mecânica dos Sólidos). Esse programa é voltado para o desenvolvimento de conceitos fundamentais da Mecânica dos Sólidos, visando o aprendizado do estudante, com o detalhamento de cada cálculo, não sendo um programa voltado, essencialmente, para resultados. O programa está sendo desenvolvido utilizando o software Scilab, e o módulo “Propriedades Geométricas” já implementado, permite o cálculo da área, centro de gravidade e momento de inércia de uma seção transversal assimétrica em formato de I. A saída dos resultados do programa possibilita visualizar a influência das dimensões da seção transversal na posição do centro de gravidade e nos valores do momento de inércia, facilitando ao aluno o aprendizado desses conceitos. Alguns resultados potenciais já alcançados devem ser destacados: automatização do processo; a atualização dos cálculos e textos de acordo com cada tipo de simetria e o redimensionamento da imagem de acordo com as dimensões inseridas.
Referências
ALBUQUERQUE, Renata Nicoliello Moreira; PITANGUEIRA, Roque Luiz da Silva. Sistema gráfico interativo para ensino de análise estrutural através do método dos elementos finitos. Revista de Ensino de Engenharia, v. 37, n. 1, p. 76-87, 2018.
BOWER, Allan. Applied mechanics of solids. CRC press. 2009
GAVAZZA, Sérgio; GRAÇA, Maria S. B. A. Dificuldades para o aprendizado de Resistência dos Materiais. Santa Catarina: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2011.
MORAIS, Ceres Germanna Braga; ARAÚJO, Paulo Henrique Utilização de planilhas eletrônicas no ensino de Resistência dos Materiais. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2013.
NAKAO, Oswaldo Shigueru; TORRES, Fábio de Freitas Leitão; NETO, Henrique Lindenberg. "Ensinando fundamentos da resistência dos materiais com o auxílio de um programa didático de computador". Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - COBENGE. Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, 1999.
PANESI, André R. Q. Aplicação do computador como ferramenta de aprendizado em disciplinas técnicas, com ênfase em Resistência dos Materiais. ENGEVISTA, 2008.
SCILAB. Disponível em: https://www.scilab.org/. Acesso em: 10 de junho de 2018.
TEIXEIRA, Pedro Wellington; NAKAO, Oswaldo Shigueru. Como ampliar a aprendizagem de Resistência dos Materiais em um curso de graduação de engenharia mecatrônica. XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Belém, PA, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.