A importância do estágio supervisionado e do planejamento para a formação do professor de geografia: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7566

Palavras-chave:

Licenciatura; Ensino-Aprendizagem; Sala de aula.

Resumo

O presente artigo discute a importância do estágio supervisionado, atividade está exigida nos diversos curso, principalmente nos de licenciatura. Particularmente este trabalho visa ressaltar a importância do estágio e do planejamento para o curso de licenciatura plena em geografia. A da prática de estágio supervisionado nas licenciaturas desenvolve nos estudantes não apenas compreensão das teorias estudadas durante a graduação, mas também sua aplicabilidade e a reflexão sobre a prática que se inicia a partir do momento em que o graduando entra na sala de aula como estagiário, neste momento, o estagiário tem que estar apto a desenvolver o papel de professor para isso é necessário o planejamento, para que possa contribuir para o ensino-aprendizagem das crianças. Para fundamentar a discussão, usou-se a metodologia investigativa, assim como a qualitativa onde busca investigar e qualificar o estágio supervisionado e planejamento para formação do professor. Desta forma, para validar o resultados obtidos caracterizou-se as turmas do 6°ano “A” e 3° ano “A” ano da escola municipal Nila Ferreira da Silva, na cidade de Fagundes, paraíba. Observou-se as dificuldades de aprendizagem que estas duas turmas aparentavam mesmo com as sistemáticas de ensino que o professor regente da turma aplicava. Em suma, o estágio supervisionado trará a verdade dos prazeres e desafios que o futuro professor enfrentara no seu dia-dia enquanto professor, aprendendo a lidar com as dificuldades diárias e conseguir atingir o seu maior objetivo, que é o da promoção do ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Carla Andreza Oliveira Lima , Universidade Estadual da Paraíba

 

  What do you want to do ? New mailCopy

Amanda Cristiane Gonçalves Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande

 

  What do you want to do ? New mailCopy   What do you want to do ? New mailCopy   What do you want to do ? New mailCopy

Patrícia Luana Araújo dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

 

  What do you want to do ? New mailCopy

João Guilherme Tejo Barros Freire, Universidade Estadual da Paraíba

 

  What do you want to do ? New mailCopy   What do you want to do ? New mailCopy   What do you want to do ? New mailCopy

Cosme Nunes dos Santos Junior , Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar

 

  What do you want to do ? New mailCopy

Francisca Juliana Bezerra Nunes , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

 

  What do you want to do ? New mailCopy

Devid Wallas de Sousa Borges , Universidade Estadual da Paraíba

 

  What do you want to do ? New mailCopy

Sandro Sanches dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

 

  What do you want to do ? New mailCopy

Ianny da Silva Andrade , Universidade Estadual da Paraíba

 

  What do you want to do ? New mailCopy   What do you want to do ? New mailCopy

José Rogério de Santana , Universidade Estadual da Paraíba

 

  What do you want to do ? New mailCopy

Isabel Cristina Barros Matias , Universidade Estadual da Paraíba

 

  What do you want to do ? New mailCopy   What do you want to do ? New mailCopy

Magna Jussara Rodrigues Santos, Universidade Estadual da Paraíba

 

  What do you want to do ? New mailCopy   What do you want to do ? New mailCopy

Referências

Arelaro, L. R. G., Jacomini, M. A., & Klein, S. B. (2011). O ensino fundamental de nove anos e o direito à educação. Educação e Pesquisa, 37(1), 35-51.

Bressan, F. (2000). O método do estudo de caso. Administração on line, 1(1), 1-13.

Borges, I. M. S., Almeida, R. L., Lima, C. A. O., Fernandes, A. C. G., Gomes, R. M., da Silva Araújo, W., ... & Silva, E. C. (2020). Contribuições do trabalho de campo para aulas de geografia no ensino fundamental. Research, Society and Development, 9(7), e341973762-e341973762.

Cavalcanti, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. ed. Campinas: Papirus, 2003.

Castrogiovanni, A. C.; Kaercher, N. A. (Orgs.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Castrogiovanni, A. C. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós-modernidade. In: REGO, N.;

Delgado, A. C. C., & Müller, F. (2005). Em busca de metodologias investigativas com as crianças e suas culturas. Cadernos de pesquisa, 35(125), 161-179.

Dias-da, M. H. G. F. (2005). Política de formação de professores no Brasil: as ciladas da reestruturação das licenciaturas. Perspectiva, 23(2), 381-406.

Guazzelli, M. E. (1991). Didática para a escola de 1º e 2º grau. São Paulo: Pioneira.

Lopes, Â. T. R. (2014). A importância do planejamento para o sucesso escolar. Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal.

Lima, M. S. L., & Pimenta, S. G. (2018). Estágio e docência. Cortez Editora.

Machado, H. A. Uma radiografia das competências mínimas do professor pré-serviço através da prática de ensino/estágio supervisionado de inglês: um estudo de caso. 2007. 207 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília.

Mendonça, M. Análise Lingüística no Ensino Médio: Um Novo Olhar, Um Outro Objeto. In Clécio Bunzen (org). Português no Ensino Médio e Formação do Professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 199 – 226.

Nascimento, T. C. D. (2017). Uma prática de leitura e escrita: o gênero notícia na sala de aula do ensino médio. Monografia (Graduação em Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa) – Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Padilha, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.

Pimenta, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1995.

Quaranta, A. M. (2011). Formação de professores de Educação Física na modalidade de Educação a Distância: experiências docentes no estágio supervisionado.

Rosa, R. K. (2014). Docência no ensino superior: formação continuada em um grupo colaborativo interdisciplinar. Teses e Dissertações PPGECIM.

Sá, E. D., Paula, H. D. F., Lima, M. E. C. C., & Aguiar, O. D. (2007). As características das atividades investigativas segundo tutores e coordenadores de um curso de especialização em ensino de ciências. VI encontro nacional de pesquisa em ensino de ciências. Anais do VI ENPEC, Florianópolis: ABRAPEC.

Sant’Anna, F. M., Enricone, D., ANDRÉ, L., & TURRA, C. M. (1995). Planejamento de ensino e avaliação. 11. ed. Porto Alegre: Sagra/DC Luzzatto.

Santos, F. H. M., & de Oliveira, R. A. (2008). A formação prática de professores no estágio curricular. Educar em revista, 24(32), 215-232.

Silva, M. Habitus professoral e habitus estudantil: uma proposição acerca da formação de professores. Educação em revista, v. 27, n. 3, p. 335-359, 2011.

Tardif, M. (2012). Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada.

Valente, G. S. C., & Viana, L. D. O. (2010). O ensino de nível superior no Brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática. Prax Educ, 6(9), 209-26.

Valsechi, M.C. (2016). Afinal, o que é o estágio supervisionado? De labirinto a entrelugar: o estágio proposto pela Universidade na visão dos estagiários. Recurso online (298 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.

Downloads

Publicado

29/08/2020

Como Citar

BORGES, I. M. S.; LIMA , C. A. O. .; FERNANDES, A. C. G. .; SANTOS, P. L. A. dos .; FREIRE, J. G. T. B. .; SANTOS JUNIOR , C. N. dos .; NUNES , F. J. B. .; BORGES , D. W. de S. .; SANTOS, S. S. dos .; ANDRADE , I. da S. .; SANTANA , J. R. de .; MATIAS , I. C. B. .; SANTOS, M. J. R. . A importância do estágio supervisionado e do planejamento para a formação do professor de geografia: relato de experiência . Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e541997566, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7566. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7566. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais