Mapeamento do uso de jogos digitais no ensino de matemática para alunos com deficiência intelectual: contribuições da Análise do Comportamento
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7734Palavras-chave:
Análise do Comportamento; jogos digitais; matemática; deficiência intelectualResumo
O ensino de matemática para alunos com deficiência intelectual, por meio de procedimentos informatizados ou não, tem sido alvo de investigação, por mais de duas décadas, pela Análise do Comportamento. Recentemente, o uso de jogos educativos, analógicos ou digitais, também passaram a ser objetos de estudos para o ensino de diferentes habilidades. Assim, esse artigo teve como objetivo apresentar o mapeamento dos estudos brasileiros sobre jogos digitais, que adotaram os pressupostos da Análise do Comportamento na sua elaboração e, foram direcionados especificamente para o ensino de habilidades matemáticas a alunos com deficiência intelectual. Foram selecionados estudos, entre os anos de 2009 e 2020, por meio dos termos: análise do comportamento, jogos digitais, ensino fundamental, matemática e deficiência intelectual. A consulta ocorreu em duas bases de dados (Google Acadêmico e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes), a partir do Protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A ausência de estudos que contemplassem todos os termos, redirecionou a sistematização e análise dos dados, considerando as relações pontuais entre os termos. Foram selecionados e analisados treze estudos, sendo que apenas quatro utilizaram os jogos digitais para o ensino de matemática. A participação de alunos com deficiência intelectual foi constatada somente em estudos que utilizaram procedimentos não informatizados, informatizados e jogos educativos analógicos, com resultados satisfatórios. O mapeamento indicou a necessidade de estudos que articulem essas experiências, o que poderia contribuir para o avanço da área e a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual.
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