A relevância dos Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT): A contribuição da Geografia na consolidação desse conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7786Palavras-chave:
Sistemas de informações geográficas (SIGs); Geografia; Educação profissional e tecnológica (EPT).Resumo
Os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) são produtos dos avanços tecnológicos que a sociedade produz ao longo da história humana, principalmente a partir de meados do século XX, resultados principalmente da criação dos computadores e de sua constante modernização. O objetivo desse artigo é, portanto, incentivar o uso desses sistemas informacionais como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da Geografia sobretudo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A utilização de ferramentas computacionais têm sido progressivamente importantes na solução dos problemas socioespaciais que afligem a sociedade, colaborando com o planejamento urbano e com a gestão ambiental dos recursos naturais. A Geografia é uma das ciências que melhor se apropriam desse conhecimento, principalmente no ensino dos conteúdos geográficos. Defende-se também nesse estudo o emprego dessas ferramentas tecnológicas na resolução dos problemas oriundos de planejamentos equivocados por parte dos gestores públicos. Além disso, também podem ser usadas para sugestões de melhoria do espaço geográfico. O artigo tem caráter bibliográfico trabalhando com autores que tratem da caracterização dos SIGs sob vários aspectos, como a conceituação, estrutura e utilização. Os SIGs são um conjunto de programas que podem, se usados e metodologicamente bem estruturados, contribuir com a melhoria da qualidade de ensino da Geografia principalmente na EPT.
Referências
Almeida, F. G., & Soares, L. A. A. (2009). Ordenamento territorial: coletânea de textos com diferentes abordagens no contexto brasileiro. Rio de Janeiro, Bertrand, Brasil.
Alvarenga, I., & Ferreira, M. M. (2009) Uso de Ferramentas de SIG e Sensoriamento Remoto para o monitoramento do desmatamento em Unidades de Conservação: Estudo de caso da Floresta Nacional do Bom Futuro-RO.
Audet, R., & Ludwig, G. (2000). GIS in schools; Environmental Systems Research
Institute Inc.esri.
Brasil, Mdeedd. (1997) Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997. Brasília:[sn], 1997b. Recuperado de < http://www. dominiopublico. gov. br/pesquisa/DetalheObraForm. Do.
Chorley, R., & Haggett, P. (1995) Modelos sócio econômicos em geografia. São Paulo: Livros Técnicos Científicos/ EDUSP.
Cowen, D. J. (1998) GIS versus CAD versus DBMS: What are the diferrences. Phogrammetric engennirin and remote sensing, 54,1551-4.
Dagnino, R., et al. (2020) Monitoramento do Coronavírus (Covid-19) nos municípios do Rio Grande do Sul, Brasil. SocArXiv. March, 28.
de Sousa, I. B., & Jordão, B. G. F. (2015) Geotecnologias como recursos didáticos em apoio ao ensino de cartografia nas aulas de geografia do ensino básico. Caminhos de Geografia, 16(53).
Fitz, P. R (2008) Geoprocessamento sem complicações. São Paulo, Oficina de textos.
Florenzano, T. G. (2002) Imagem de satélites para estudos ambientais. São Paulo, Oficina de Textos.
Gugik, G. (1993) A história dos computadores e da computação. Recuperado de https://www.tecmundo.com.br/tecnologia-da-informacao/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao.htm. Acessado em: 18/06/2020.
Moraes, M. (2009). Informática educativa no Brasil: um pouco de história. In: TecMundo. Curitiba, em Aberto, 12(57).
Jucá, S. C. S., de Carvalho, P. C. M., & Aguiar Júnior, J. S. (2006) A relevância dos sistemas de informação geográfica no desenvolvimento das energias renováveis. Ciencias & Cognição, v. 9.
Martinelli, M. (2003). Cartografia Temática: Caderno de Mapas v 47. EdUSP.
Mirandola, P. H. (2004) A trajetória da tecnologia de sistemas de informação geográfica (SIG) na pesquisa geográfica. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas, 21-37.
Passos, M. R. da S., Coelho, A. L. N., Holz, D., Santos, T. R., Siqueira, V. T., Almeida, Z. F. da S. (2013) SIG-Web como Recurso Didático para o Ensino da Geografia. Encuentro de Geógrafos de América Latina, Perú.
Pereira, A. S., et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM.
Valente, J. A., et al. (1999). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, v 6.
.
Teixeira, O. C. (1993). SIG Sistemas de Informação Geográfica. Faculdade de
Engenharia da Universidade do Porto, Porto-Portugal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Aldayr de Oliveira Monteiro; Sandro César Silveira Jucá; Solonildo Almeida da Silva; Andressa Eloisa Valengo; Karen Bernardo Viana; Aline da Silva Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.