Impacto do uso do dinheiro eletrônico em estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.17648/rsd-v6i4.79Palavras-chave:
Dinheiro; dinheiro eletrônico; sistema de pagamento; política monetária.Resumo
O presente trabalho baseia-se na aplicação de estatísticas descritivas para estudar o impacto do dinheiro eletrônico no Equador pelos estudantes. O objetivo da pesquisa é conhecer a percepção dos estudantes sobre o uso do dinheiro eletrônico como meio de pagamento. A metodologia utilizada baseou-se em revisões bibliográficas para ter as bases necessárias em dinheiro eletrônico, da mesma forma que uma abordagem quantitativa foi aplicada, através do questionário pessoal. Posteriormente, o processamento dos dados foi realizado com o software SPSS, para realizar uma análise descritiva. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que 65,4% da amostra considera o uso de moeda eletrônica viável, outro dos resultados encontrados é que há um desconhecimento das vantagens e desvantagens de seu uso, uma vez que 39,8% a amostra tinha conhecimento do assunto. Finalmente, os estudantes universitários sabem ou já ouviram falar de dinheiro eletrônico. Mas há uma falha porque eles não sabem as vantagens e desvantagens disso.
Referências
Arribas, M. (2004). Diseño y validación de cuestionarios. Matronas profesión, 5(17), 23-29.
Banco Central del Ecuador. (Enero de 2014). Banco Central del Ecuador. Recuperado el 2017 de Enero de 27, de Banco Central del Ecuador: www.bce.fin.ec
Casal, J., & Mateu, E. (2003). Tipos de muestreo. Rev. Epidem. Med. Prev, (1), 3-7.
Cevallos, D. (2014). Uso del celular como medio de pago en Ecuador (Tesis de Grado). Universidad San Francisco de Quito, Ecuador.
Grijalva, E. (2014). Dinero Electrónico como Herramienta de Inclusión Financiera en el Ecuador (Tesis de Grado). Universidad San Francisco de Quito, Ecuador.
Jaime, E. (2014). El Dinero Electronico en el Ecuador. RES NON VERBA, 139-146.
Jeftanovic, P. (2001). El dinero electronico y la politica monetaria. Pharos, 8(2), 89-98.
Legeard, N. (2011). Nueva arquitectura financiera para el desarrollo en América Latina y Ecuador. Universitas, Revista de Ciencias Sociales y Humanas, (14), 45-73.
Méndez, S. (2015). Ecuador 2015: Análisis y propuesta de políticas públicas junto a alternativas de líquidez en contexto. FCSHOPINA, 86, 1-9.
Miranda, A. (2015). El Dinero Virtual y sus implicaciones para el Ecuador (Tesis de Grado). Universidad San Francisco de Quito, Ecuador.
Quiroga, R. (2016). Dinero Electronico. (OMNIA, Entrevistador)
Santomá, J. (2001). Todo lo que debería saber sobre el Dinero Electrónico. Revista de Antiguos Alumnos, 82, 12 - 22.
UDLA. (2016). UDLA. Recuperado el 2017 de 01 de 29, de UDLA: http://www.udla.edu.ec/2016/10/17/dineroelectronico/
Valencia, F. (2015). Sistema de Dinero Electronico, un medio de pago al alcance de todos. Boletín, 60(4), 255-269.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.