Antônio de Sousa e a educação potiguar na Primeira República (1889-1930)
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8083Palavras-chave:
História da Educação; Intelectual; Rio Grande do Norte.Resumo
Este artigo se insere no campo da História da Educação, sob uma abordagem cultural, articulando o domínio da História dos Intelectuais. Temos como objetivo investigar a atuação do intelectual Antônio de Sousa no âmbito educacional norte-rio-grandense durante o período da Primeira República (1889-1930). Para tanto, utilizamos como fontes biografias do sujeito, operacionalizadas pelo método historiográfico da heurística e da hermenêutica. Também foram tomadas como fontes atas de instituições culturais, mensagens de governo, revistas e periódicos. Antônio de Sousa é visto neste trabalho como um intelectual de acordo com as discussões propostas por Sirinelli (1998), compreendendo-o como membro de uma elite criadora e mediadora cultural. A construção deste artigo parte também do tripé lugar de fala, prática e escrita, proposto por Michel de Certeau (1982), de modo que, inicialmente apresentamos a figura de Antônio de Sousa, em seguida a sua atuação em prol da educação potiguar e, por fim, analisamos a sua escrita nos jornais da época com relação a temáticas educacionais, sobretudo a educação feminina. Sendo assim, trazemos a luz um sujeito em seu espaço-tempo e redes de sociabilidade, consolidando-se como um intelectual em prol da educação, no ainda recente regime republicano.
Referências
Alves, Amanda Vitória Barbosa. Associação de Professores do Rio Grande do Norte: a escrita de uma história (1920-1989). 2016. 44 f. TCC (Graduação), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Arrais, Raimundo (Org.). A terra, os homens e os sonhos: a cidade de natal no início do século XX. Natal: Sebo Vermelho, 2017.
Castriciano, Henrique. A educação da mulher no Brasil. Natal: Sebo Vermelho, 1993.
Cavalcante, Francisca Wilma. Associação de Professores do Rio Grande do Norte: a missão de educar (1920 - 1933). Natal, 1999.
Certeau, Michel de. A Operação Historiográfica. In: ____. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
Chartier, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editora, 1988.
Costa, Bruno B. A. da; Fernandes, Saul E. Capítulos de História Intelectual do Rio Grande do Norte. Natal: IFRN, 2018.
Liga de Ensino do Rio Grande do Norte. Breve Notícia da Inauguração da Eschola Doméstica de Natal. (Extraído de A República). Natal: Typografia d´a República, 1914.
Magalhães, Justino. Tecendo Nexos: História das Instituições Educativas. São Paulo: EDUSF, 2004.
Medeiros Neta, Olívia M. de; Paiva, Marlúcia M. de. O Rio Grande do Norte e a escola pública republicana. In.: Stamatto, Maria Inês S.; Medeiros Neta, Olívia M. de (Orgs.). Práticas educativas, formação e memória. Campinas, SP: Mercado de letras, 2015.
Menezes, Antônio B. N. T. de. A presença do higienismo na educação potiguar: a perspectiva educacional de Nestor dos Santos Lima. In.: Stamatto, Maria Inês S.; Medeiros Neta, Olívia M. de (Orgs.). Práticas educativas, formação e memória. Campinas, SP: Mercado de letras, 2015.
Nagle, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DPA, 2001.
Peixoto, Renato Amado. Antônio de Melo e Souza. In.: Beloch, Israel (Org.). Dicionário histórico-biográfico da Primeira República. São Paulo: FGV/ CPDOC, 1984.
Pereira A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM.
Rémond, René (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: UFRJ/FGV, 1996.
Revista do Rio Grande do Norte. V. 1. Natal: Empresa d´A República Editora, 1899.
Revista Pedagogium. Volume 3. Natal: Empresa Typographica Natalense, 1922.
Rio Grande do Norte. Presidente Antonio José de Mello e Souza. Mensagem. 1º de novembro de 1907. Disponível em: http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u726/, acesso em: 5 Ago. 2020.
Rio Grande do Norte. Presidente Antonio José de Mello e Souza. Mensagem. 1º de novembro de 1920. Disponível em: http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u739/, acesso em: 5 Ago. 2020.
Rio Grande do Norte. Presidente Antonio José de Mello e Souza. Mensagem. 1º de novembro de 1921. Disponível em: http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u740/, acesso em: 5 Ago. 2020.
Rio Grande do Norte. Presidente Antonio José de Mello e Souza. Mensagem. 1º de novembro de 1922. Disponível em: http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u741/, acesso em: 5 Ago. 2020.
Rio Grande do Norte. Presidente Antonio José de Mello e Souza. Mensagem. 1º de novembro de 1923. Disponível em: http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u742/, acesso em: 5 Ago. 2020.
Silva, Maiara J. G. da. Ideias que circulam: os intelectuais e os seus itinerários na cidade do Natal. In.: Arrais, Raimundo (Org.). A terra, os homens e os sonhos: a cidade de Natal no início do século XX. Natal: Sebo Vermelho, 2017.
Sirinelli, Jean-François. As elites culturais. In: Rioux, Jean Pierre; Sirinelli, Jean-François. Para uma história cultural. Lisboa: Editorial Estampa. p.259-279. 1998.
Sirinelli, Jean-François. Os intelectuais in: Rémond, René. Por uma história política: Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/Ed. FGV, 1996.
Sousa, Antônio de. Educação Physica. In.: _____. Revista do Rio Grande do Norte. V. 1. Natal: Empresa d´A República Editora, 1899.
Sousa, Antônio de. Educação Physica. In.: _____. Revista do IHGRN. Natal, v. 1, 1899.
Vieira, Arthur C. de O. Intelectuais e redes de sociabilidades nas instituições científicas do Rio Grande do Norte republicano (1889 – 1930). In.: SBHE. Anais do X CBHE. Belém/ PA, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Arthur Cassio de Oliveira Vieira; Olívia Morais de Medeiros Neta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.