Utilização do design educacional na concepção do projeto de ensino de programação de computadores na modalidade EaD
DOI:
https://doi.org/10.17648/rsd-v4i3.84Palavras-chave:
Design educacional; EaD; Web 2.0; PLE; Interatividade.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a concepção de um projeto de ensino de programação de computadores na modalidade Educação a Distância (EaD) para uma turma de alunos de um curso profissionalizante da cidade de Novo Hamburgo (RS). O público-alvo são 25 jovens com idade média de 20 anos, que se preparam para atuar na área de Tecnologia da Informação como programadores. Após uma formação básica de um semestre, são introduzidos ao estudo das linguagens estruturadas de programação de computadores, neste caso específico a linguagem de programação C. Após a formação presencial, os alunos têm uma disciplina na modalidade EaD, que este projeto de aprendizagem propõe como aulas individuais de duas horas e meia, totalizando 8 aulas e 24 horas totais. Metodologicamente, este estudo apresenta abordagem qualitativa, utilizando-se da categoria estudo de caso para analisar a questão da aprendizagem em ambientes EaD. O objetivo deste estudo é demonstrar como as estratégias do design educacional podem ser utilizadas na prática para estruturar o projeto da disciplina Programação de Computadores, de modo a potencializar a aprendizagem na modalidade EaD. A construção desse aprendizado será apoiado pela utilização de recursos de comunicação digitais da Web 2.0, permitindo a construção da rede pessoal de aprendizagem (PLE) dos aprendizes em uma perspectiva interacionista e colaborativa. Espera-se que a aplicação das metodologias e estratégias do design educacional, aliadas aos recursos da Web 2.0 e ao PLE, auxiliem os jovens na aquisição das competências desejadas, preparando-os para qualificar sua inserção no mercado de trabalho.
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