Escolarização e prática docente: um estudo sobre percurso de egressos de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8515

Palavras-chave:

Egressos; Escolarização; Formação docente; Ensino.

Resumo

O objetivo deste estudo é conhecer e analisar o percurso de escolarização de egressos do curso de Pedagogia da Universidade de Cuiabá. Para alcançar os resultados utilizou-se a abordagem metodológica das narrativas cujo instrumento de coleta de dados e análises dos resultados foi a entrevista narrativa ancorada em Souza (2006) e Connelly e Clandinin (2011, p. 48). Dados empíricos apontaram que no decorrer do percurso acadêmico, foram acometidas por sobrecarga emocional devido a necessidade cumprir com as exigências da academia, pois a vida acadêmica exige dedicação, além de atividades extraclasses que são necessárias ao cumprimento do curso. As narrativas produzidas pelas professoras apontaram que a vida acadêmica foi um instrumento para a realização profissional e se revelaram como um elemento de reflexão da formação docente, da tomada de consciência de sua própria prática incluindo a reflexão, a avaliação e o aprimoramento do trabalho pedagógico. Os resultados apontaram também que o curso de Pedagogia possibilitou o contato com as aprendizagens durante o estágio, com a teoria durante o período de formação, além da troca de conhecimento com as colegas de curso, construindo elementos significativos que resultaram na formação docente, fortalecendo o significado do que é ser professor.

Biografia do Autor

Edenar Souza Monteiro, Universidade de Cuiabá

Docente do Mestrado em Ensino na Universidade de Cuiabá - PPGEn

Alessandra Cristina Rios, Universidade de Cuiabá

Aluna de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá.

Creuzinete Miranda Farias, Universidade de Cuiabá

Aluna do Mestrado em Ensino na Universidade de Cuiabá

 

Lucia Maciel Couto, Universidade de Cuiabá

Aluna do Mestrado em Ensino na Unniversidade de Cuiabá.

 

Marcela Curado Moraes de Almeida, Universidade de Cuiabá

Aluna de Mestrado em Ensino na Universidade de Cuiabá.

Carla Adriana Queiroz, Universidade de Cuiabá

Docente e aluna de Mestrado em Ensino na Universidade de Cuiabá.

Referências

Clandínin, D. J., & Connelly F. M. (2011). Conocimiento Práctico Personal De Los Profesores: Imagen y Unidad Narrativa. In: Ângulo, L. M. V. Conocimiento, Crencias y Teorias de los Profesores. Murcia: Editorial Marfil.

Bueno, B. O., et al. (2006). Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 385-410, maio/ago. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n2/a13v32n2.pdf.

Catani, D. B., et al. (1997). História, memória e autobiografia na pesquisa educacional e na formação. In: Catani, D. B. et al. (Orgs). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo/SP: Escritura Editora.

Imbernón, F. (2009). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza / Francisco Imbernón. (7a ed.), São Paulo, Cortez, - (Coleção Questões da Nossa Época; v 77).

Schön, D. A. (1992). Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, António, “Os Professores e sua Formação”. Portugal (Lisboa): Publicações Dom Quixote, (2a ed.).

Souza, E. C. (2006). Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUSA, Elizeu Clementino de; Abranhão, M. H. M. B. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 135-147.

Pimenta, S. G. (2006). Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. 3(3),5-24. Recuperado de http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/10542/7012

Tardif, M. (2007). Saberes docentes e formação profissional. (4a ed.), Petrópolis: Vozes.

Tardif, M. (1998). Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação do magistério. Revista Brasileira de Educação. Campinas, ANPED – Autores associados, (13), 05-21. Recuperado de <http://www.anped.org.br/rbe/numeros_rbe/revbrased13.htm>.

Nóvoa, A. (2007). Os professores: Um “novo” objecto da investigação profissional? In: Nóvoa, António. Vidas de Professores. Portugal: edição. Porto Editora Ltda. P.11-30.

Teixeira, L. M. (2010). As narrativas de professores sobre a escola e a mediação de um Grupo de Pesquisa-Formação. Revista Brasileira Sobre Formação Docente Belo Horizonte, 3(3), 121-135. Recuperado de <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br>.

Downloads

Publicado

26/09/2020

Como Citar

MONTEIRO, E. S.; RIOS, A. C. .; FARIAS, C. M. .; COUTO, L. M. .; ALMEIDA, M. C. M. de .; QUEIROZ, C. A. Escolarização e prática docente: um estudo sobre percurso de egressos de pedagogia. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e2879108515, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8515. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8515. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais