Efeito do uso da reabilitação virtual com o X-box® no risco de quedas em idosos
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8638Palavras-chave:
Equilíbrio; Idoso; Quedas; Reabilitação Virtual.Resumo
Objetivo: Analisar a influência da reabilitação virtual com o X-Box® no risco de quedas em idosos. Metodologia: Estudo quase-experimental, descritivo-analítico, de corte transversal e caráter quantitativo. Foi composto por 30 idosos que apresentavam 60 anos ou mais, de ambos os sexos. Foram excluídos aqueles com comorbidades que interferissem na função e na mobilidade, alterações cognitivas e com doenças terminais. Inicialmente aplicou-se o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e foram coletados os dados sociodemográficos e clínicos; e na avaliação foram utilizados: Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), Timed Up & Go (TUG), Teste de Tinetti, e plataforma Wii Balance Board® (WBB) antes e após intervenção. Foram realizadas 5 intervenções com o X-box® Kinect utilizando o jogo Dance Central Spotlight, com 30 min de duração cada; e, ao final foi realizada análise descritiva e estatística. Resultados: O estudo apresentou prevalência feminina (83,3%), com média de idade de 68,4±6,8 anos e de Índice de Massa Corpórea de 26,1±4,7 Kg/m2 (sobrepeso). Após intervenção verificou-se aumento do escore na EEB (de 48,1±5,1 para 52,4±3,5) indicando melhora do equilíbrio dos idosos. No Teste de Tinetti ocorreu modificação de moderado para baixo risco de quedas (de 23,2±3,5 para 25,5±2,6); e no TUG houve melhora na mobilidade com redução no tempo do teste (de 15,3±4,1 para 12,8±3,1 segundos). Na WBB observou-se uma descarga de peso mais proporcional após a intervenção, porém, não estatisticamente significativa. Considerações Finais: Nesta pesquisa observou-se resultados benéficos na utilização da realidade virtual com o X-box® como terapêutica no risco de quedas em idosos.
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