O conceito de homem de acordo com Driyarkara no desenvolvimento da identidade humana da Indonésia
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8669Palavras-chave:
Fenomenologia-existência; Dinâmica pessoal; Sócio-religiosa; Humanização; Carinho.Resumo
Este estudo visa encontrar o conceito humano de acordo com o pensamento antropológico metafísico de Driyarkara, e encontrar sua relação com o desenvolvimento da identidade humana indonésia. Esta pesquisa foi um estudo de literatura no campo da filosofia que coloca as obras de Driyakara no campo da filosofia humana como um objeto material e as obras filosóficas humanas de outros filósofos como um objeto formal. O objeto de pesquisa utilizou a hermenêutica filosófica por meio da implementação de etapas do método, tais como: análise, verstehen, interpretação, descrição, heurística, holística. Os resultados mostram: primeiro, Driyarkara se apóia na dinâmica da experiência existencial humana em sua profundidade, utilizando o método fenomenológico do laço ao funcional como a ideia de homem, ou seja, o homem Pancasila. Em segundo lugar, os humanos, como uma pessoa de dinâmica aberta, desenvolvem vida juntos cooperando como uma forma de democracia familiar para aprimorar os outros seres humanos, porque é por isso que os humanos estão “se tornando” e não “sendo”. Terceiro, o conceito humano de Driyarakara é uma situação existencial em uma unidade harmoniosa (unidade de harmonia). Em quarto lugar, a crítica do conceito humano fundamental de Driyarkara, e produzir as identidades do sujeito humano persona na rede da existência humana. Quinto, o conceito humano de Driyarkara permanece atual e tem relevância teórica e prática para o desenvolvimento da identidade humana indonésia. O conceito humano do Driyarkara é digno de ser introduzido na cultura por meio da educação direcionada ao processo humanitário, desenvolvendo talentos cognitivos, religiosos e estéticos para que os humanos sejam mais autônomos e dignos, para serem reais na prática da vida real.
Referências
Adisusila, J. (1974) ‘Manusia yang Bermasyarakat’, Jurnal Driyarkara, Vol. 3(No. 4).
Aziz, N. (2013) ‘Manusia sebagai Subyek dan Obyek dalam Filsafat Eksistensialism Martin Heidegger (Kajian dari Segi Karakteristik dan Pola Pikir yang Dikembangkan)’, SUBSTANTIA.
Baryadi, I. P. (2013) Membaca Ulang Pemikiran Driyarkara. Yogyakarta: Universitas Sanata Dharma (USD).
Cohen, J. (1988) ‘Statistical power for the social sciences’, Hillsdale, NJ: Laurence Erlbaum and Associates.
Diar Sukmono, B. (2013) ‘Etika Driyarkara dan relevansinya di era postmodern’, Jurnal Filsafat, 23(1). doi: 10.22146/jf.13220.
Driyarkara, N. (2006) Karya Lengkap Driyarkara Esai-Esai Filsafat Pemikir yang Terlibat Penuh dalam Perjuangan Bangsanya. Jakarta: PT Gramedia Pustaka Utama.
Dwiputri Maharani, S. (2008) Filsafat Manusia - Unsur -Unsur dan Problematikanya. Yogyakarta: Universitas Gadjah Mada.
Dwiputri Maharani, S. (2012) ‘Pandangan Gabriel Marcel tentang manusia dalam konteks peristiwa bencana alam’, Jurnal Filsafat. doi: 10.22146/jf.12989.
Khasinah, S. (2013) ‘Hakikat manusia menurut pandangan islam dan Barat’, Jurnal Ilmiah Didaktika. doi: 10.22373/jid.v13i2.480.
Leahy, L. (2001) Siapakah Manusia? Sintesis Filosofis tentang Manusia. Yogyakarta: Kanisius.
Praptomo Baryadi, I. (2013) Membaca Ulang Pemikiran Driyarkara. Yogyakarta: Universitas Sanata Dharma.
Setiawan, H. (2014) Manusia Utuh, Sebuah Kajian atas Pemikiran Abraham Maslow. Yogyakarta: Kanisius.
Siswanto, J. (2015) Pancasila Refleksi Komperhensif Hal-Ihwal Pancasila. Yogyakarta: Lembaga Ladang Kata.
Stevenson, L. & Haberman, D. L. (2001) Sepuluh Teori Hakikat Manusia. terj. Yudi. Yogyakarta: Bentang.
Syamsuddin, M. M. (2006) ‘Pergeseran Paradigmatik Problem Pikiran-Tubuh dalam Perdebatan Filosofis’, Jurnal Filsafat, 16(3). doi: https://doi.org/10.22146/jf.23201.
Tuhuleley, S., Adde, M. W. S. & Haedar, N. (2003) No Title. Yogyakarta: LP3 UMY bekerjasama dengan Penerbit Jendela.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Supriyono Purwosaputro; Mohammad Mukhtasar Syamsuddin; Septiana Dwiputri Maharani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.