Aplicação do Servqual para avaliação da qualidade do atendimento em uma Farmácia situada na cidade de Pau dos Ferros-RN
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i6.881Palavras-chave:
Qualidade em Serviços; Satisfação dos Clientes; Ferramenta Servqual.Resumo
A qualidade dos serviços prestados é um fator influente e determinante para a conquista de novos clientes, bem como para a fidelização dos clientes já existentes. E para que ela seja mensurada em valores quantificáveis existem várias ferramentas de análise, entre elas está a ferramenta Servqual, utilizada neste artigo, que se baseia na comparação das expectativas do cliente quanto a um serviço qualificado e a percepção dos clientes com relação ao serviço adquirido. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva avaliar o nível de qualidade no atendimento de uma farmácia da cidade de Pau dos Ferros – RN. A pesquisa apresenta um estudo de caso. Como método de coleta utilizou-se a aplicação de um questionário com duas dimensões, baseado no modelo Servqual, distribuídos em cinco dimensões da qualidade: Tangibilidade, Confiabilidade, Responsividade, Segurança e Empatia, utilizando- se a escala Likert de sete pontos. A análise dos dados foi realizada a partir da comparação dos dois questionários dos respondentes. Os resultados encontrados revelam o grau de satisfação dos clientes, com destaque para as dimensões Tangibilidade, Segurança e Responsividade. Enquanto que as dimensões de Confiabilidade e Empatia apresentaram fatores críticos a respeito da satisfação dos seus clientes. A partir desses resultados são apresentadas sugestões de melhorias, com o propósito de melhorar o grau da qualidade nas dimensões que apresentaram valores abaixo do esperado.Referências
Arantes, Pereira & Neves, Miranda. (2017). Avaliação da Qualidade em Serviços: Análise da Utilização da Ferramenta Servqual (Cap. 07). Inf.: Andrade, Darly Fernando (Org). Gestão de Serviços: Artigos Brasileiros. Belo Horizonte. Editora Poisson.
Araújo, J; Silva, A. Aplicação da Ferramenta Servqual para mensurar a Satisfação dos Clientes em uma Academia de Ginástica em Petrolina. ENEGEP, João Pessoa, 2016.
Recuperado em 15 de Fevereiro de 2019, de http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STP_227_329_28797.
Fitzsimmons, J.; Fitzsimmons, M. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Fonseca, A.; Rocha, L., Silva,P.; Santos, A. & Queiroz, S.. Avaliação da Qualidade através da Escala Servqual: um estudo de caso no Restaurante Universitário da UFCG (Cap. 09). Inf.: Andrade, Darly Fernando (Org). Gestão de Serviços: Artigos Brasileiros. Belo Horizonte: Poisson, 2017
GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Kotler, P. Administração do marketing. -9º Edição- São Paulo: Editora Atlas S.A,1998.
Kotler, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall,
Kotler, P. e Keller, K. Administração de Marketing. 14. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
Paladini, E. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
Sarquis, A. Estratégias de Marketing para Serviços. São Paulo: Atlas, 2009.
Simas, L. G. , et al. Avaliação da Qualidade de Serviços: Aplicação da Ferramenta Servqual em um Supermercado em São Luís- MA (Cap. 02). Inf.: Andrade, Darly Fernando (Org). Gestão de Serviços: Artigos Brasileiros. Belo Horizonte: POISSON, 2017.
Souza, C. H. M. (2008). Uma Ferramenta para Avaliação da Qualidade em Serviços – A Janela do Cliente. Revista Perspectivas online, Rio de Janeiro, 5(1). Recuperado em 15 de Fevereiro de 2019, de http:www.seer.perspectivasonline.com.br/index.php/revista_antiga/article/view/287/198
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.