A realidade aumentada como recurso auxiliar para a aprendizagem significativa de geometria molecular
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.9027Palavras-chave:
Geometria molecular; Aprendizagem significativa; Realidade aumentada.Resumo
O conteúdo de Geometria Molecular é visto com dificuldade pela maioria dos estudantes. Muitas vezes essa dificuldade está ligada à maneira como o assunto é abordado em sala de aula. Sabe-se que as tecnologias digitais estão cada vez mais inseridas no cotidiano dos estudantes e que podem ser utilizadas para promover um abiente favorárel para a aprendizagem, auxiliando o professor em sala de aula. Com o intuito de facilitar o entendimento e promover uma aprendizagem significativa, o presente trabalho traz como sugestão a utilização da atividade proposta pelo aplicativo de realidade aumentada Mirage-Molecular Geometry, onde o aluno tem a oportunidade compreender a geometria de algumas moléculas através da observação de sua estrutura sob diversos ângulos. Além disso, a realidade aumentada promove uma educação de forma dinâmica, possibilitando o aluno participar ativamente da construção de seu conhecimento. Sendo assim, espera-se que a prática apresentada promova uma melhoria no processo de aprendizagem, tornando-o mais efetivo e atrativo.
Referências
Brown, T. L., Lemay Jr., H. E., & Bursten, B. E. Química: A Ciência Central. Editora Pearson Education. (9a ed.).
Firmino, E. S., sampaio, C. G., Guerra, M. H. F. S., Nojosa, A. C. B., Saldanha, G. C. B., Vasconcelos, A. K. P. & Barroso, M. C. S. (2019). Aplicativos móveis para uso no Ensino de Químico: uma breve análise. Research, Society and Development, 8(7), 1-14
Moreira, M. A. (2012). O que é a final aprendizagem significativa? Revista Qurriculum, La Laguna, 25, 29–56.
Masini, E. A. F. S. Aprendizagem Significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review,1(1), 16-24.
Mirage- Molecular Geometry. <http://mirage.ticedu.fr/?p=2324>.
Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., & Parreira, F. J., Shitsuka, R. Metodologia Da Pesquisa Científica. Editora UFSN.
Rodrigues, R. L. (2011) Realidade aumentada aplicada a educação: desenvolvimento de um protótipo utilizando rastreamento de mãos. Monografia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil.
Silva, D., Mourão, M., Sales, G., & Silva, B. (2019). Metodologias ativas de aprendizagem: relato de experiência em uma oficina de formação continuada de professores de ciências. Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 10(5), 206-223.
Trindade, J. O. Ensino e aprendizagem do conceito de ligações química por meio de mapas conceituais. 2011. 230 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Química, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos.
Tori, R. & Hounsell, M. S. (Eds.). (2018). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Editora SBC
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nágila Menezes Rocha; Ana Karine Portela Vasconcelos; Vicente Tomé do Nascimento Filho; Caroline de Goes Sampaio; Maria Cleide da Silva Barroso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.