A educação especial e as tecnologias assistivas: um relato de experiência sobre práticas extensionistas no ambiente hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9205

Palavras-chave:

Educação especial; Tecnologias assistivas; Classe hospitalar; Atendimento psicopedagógico.

Resumo

A extensão universitária possibilita a execução de atividades desenvolvidas entre a universidade e a comunidade como meio de transformação social e profissional. Este artigo corresponde a um relato de experiência psicopedagógica com a utilização de tecnologias assistivas numa classe hospitalar do projeto de extensão universitária - “Atendimento psicopedagógico à criança e adolescente hospitalizado”, sob a coordenação da Professora Dra. Janine Marta Coelho Rodrigues. Projeto realizado desde 2001 no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), localizado no Brasil, na cidade de João Pessoa - PB. Esta pesquisa retrata o uso das tecnologias assistivas no atendimento psicopedagógico, assim como de práticas pedagógicas inclusivas e sua relevância para autonomia e desenvolvimento cognitivo de alunos/as/pacientes. Destacamos o quanto é pertinente o estudo deste artigo, sua importância dentro da educação e o quanto precisamos lutar pela educação que é de todos/as. A proposta metodológica deste estudo envolveu uma pesquisa bibliográfica e observacional, sendo construída numa perspectiva qualitativa, utilizando a analise de conteúdo como método de análise.

Biografia do Autor

Kathy Souza Xavier de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Educação (UFPB), Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial (FAVENI), Especialização em Gestão de Pessoas (IESP), Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN), Bacharelado em Administração de Empresas (FAEST). Experiência em Supervisão e Coordenação pedagógica, professora na educação básica, educação tecnológica e educação superior, acreditação e auditorias da qualidade, Universidade Corporativa/EAD, Implantação de plataformas EAD no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México, certificação de empresas nas normas ISO 9000 e credenciamento de escolas técnicas junto ao MEC PE. Membro do grupo de estudos Café Filosófico - João Pessoa PB; Membro do Grupo de Pesquisas Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho EPPMT - membro do HISTEDBR Nacional; membro do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisa sobre Formação Docente - NEPESF/UFPB na Linha de pesquisa: deficiências e dificuldades de aprendizagem e do projeto de extensão Probex- Atendimento psicopedagógico à criança e adolescente hospitalizado no HULW, ambos sob a coordenação da Professora Dra. Janine Marta Coelho Rodrigues. Tem se dedicado a pesquisas sobre a educação especial, atendimento psicopedagógico e processos formativos. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1190945895520990

Klebson Felismino Bernardo, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Atualmente é Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Atualmente também é aluno do Curso de especialização em gênero e diversidade na escola - GDE - Lato Sensu oferecido pelo Centro de Educação (CE/UFPB). Faz parte do corpo docente do Projeto de Extensão Descomplica TCC e Descomplica Ensino Médio na Universidade Federal da Paraíba (CCSA/UFPB). Fez parte como colaborador docente do Projeto de Extensão EPISaúde na Universidade Federal da Paraíba - (CCS/UFPB). É pesquisador e Colaborador do Projeto de Pesquisa e Extensão Reality Lab - UNIESP que tem como objetivo fomentar o estudo em pesquisa de marketing. Possui experiência na área de orientação acadêmica quanto as normas da ABNT, estratégias e dicas de como publicar artigos, além de muitos outros aspectos para que o aluno e professor possa compreender as normas da ABNT sem tantos problemas. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: Educação Popular, Educação Prisional, Educação e Tecnologia, Redes Sociais e Educação, Marketing. É membro do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR/UFPB/CNPq).

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2000); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1992). Fez pós-doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP com supervisão de Bernadete Angelina Gatti (2006). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Docente (GEPEFD)/UFPB; professora titular, Classe E, UFPB, atuando no Programa de Pós Graduação stricto sensu em Educação/Mestrado e Doutorado. Foi presidente da comissão para elaboração e implantação do curso de Graduação em Psicopedagogia, exercendo a função de coordenadora do curso até janeiro de 2010. É presidente da Comissão para implantação do Mestrado Profissional em Psicopedagogia. Elaborou e coordena, desde 2001, o Projeto de Extensão Atendimento a criança hospitalizada; o projeto de Pesquisa PIBIC, a formação docente frente à diversidade: a escolarização dos ciganos como espaço de construção da cidadania desde 2009. E o projeto: a avaliação de situação de docentes doutores, CPA/Comissão Permanente de Avaliação/UFPB. Integra o Comitê Editorial da FURNE. É Consultora Ad Hoc da Editora Universitária. Consultora ad hoc do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Representante do DHP no Colegiado do Curso de Educação Artística - UFPB. Membro da Comissão de Promoção da Identidade Racial e Religiosa da OAB/PB. Membro e relatora da Comissão de Diversidade e Direitos Humanos do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. Membro do Conselho da Escola Superior de Serviço Público - ESPEP. Atualmente é professora da linha de Políticas Publicas e Educativas do curso à distância da Escola de Gestores; professora do Estagio Curricular Fund I, do Curso de Pedagogia a Distancia EAD; professora convidada do Mestrado Profissionalizante em Gestão de Organização de Aprendentes -MPGOA/ UFPB. Tem se dedicado a pesquisas sobre a formação e profissionalização docente, diversidade, educação especial, dificuldades de aprendizagem, atendimento psicopedagógico e processos formativos. Endereço para acessar o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8491430816252531

Referências

Bersch, R. (2008). Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, v. 21.

Brasil. (2015). Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Recuperado em 01 de junho de 2020: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm.

Brasil. (2007). Portaria normativa nº 13, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a criação do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Brasília.

Cunha, E. (2014). Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade. 4ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora.

CB Acessórios. (2020). Óculos VR Box - Realidade Virtual RK3Plus - 3D + Controle Bluetooth Branco. Recuperado em 15 de setembro de 2020: https://www.cbacessorios.com.br/oculos-vr-box-realidade-virtual-rk3plus-3d-controle-bluetooth-branco.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ª ed. São Paulo: Atlas.

Husserl, E. (2001). Meditações cartesianas. São Paulo, Madras.

Matos, E. L. M., & Mugiatti, M. M. T. F. (2009). Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis, RJ. Vozes.

Minayo, M. C. S. (2002). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes.

Minayo, M. C. S. (2014). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec.

Porto, O. (2008). Psicopedagogia Hospitalar: intermediando a humanização na saúde. Rio de Janeiro: Wak Editora.

Portela, R. L. (2017). Nem bem no céu... Nem bem na terra: O mercado da tecnologia assistiva. Recuperado em 15 de setembro de 2020: https://reginaluciaportela.blogspot.com/search?q=categorias+TA.

Ramos, A. (2020). Aprenda a fazer um holograma 3D com seu smartphone. Recuperado em 15 de setembro de 2020: https://engenhariae.com.br/tecnologia/aprenda-a-fazer-um-holograma.

Rodrigues, J. M. C. (2012). Classes Hospitalares: espaço pedagógico nas unidades de saúde. Rio de Janeiro: Wak Editora.

Downloads

Publicado

23/10/2020

Como Citar

ARAÚJO, K. S. X. de; BERNARDO, K. F.; RODRIGUES, J. M. C. . A educação especial e as tecnologias assistivas: um relato de experiência sobre práticas extensionistas no ambiente hospitalar. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e8729109205, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.9205. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9205. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais