Bases epistemológicas da educação matemática crítica: impressões de pedagogos em formação
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9292Palavras-chave:
Ensino de matemática; Educação matemática crítica; Formação de pedagogos.Resumo
A docência nos anos iniciais para o ensino da Matemática ainda é um desafio e ainda se observa lacunas de investigação a respeito. Esse cenário gerou a motivação desse estudo, porém sendo o tema amplo, delimitou-se para este artigo, contribuições de grupo de estudos sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática sob o ponto de vista da Educação Matemática Crítica. Para este artigo, o objetivo é divulgar o que já foi realizado, por meio de troca de ideias e estudos colaborativos, sobre a proposta da Educação Matemática Crítica nos anos iniciais. A pesquisa de iniciação científica, em andamento, se dá com discentes de Pedagogia, Administração e egresso de Licenciatura em Matemática e Sistemas de Informação da Faculdade Estácio de Vitória, Espírito Santo. É formativa, exploratória descritiva e de caráter qualitativa. Os dados são coletados a partir de gravação de vídeos dos encontros remotos, fichamento e resenha de artigos, assim como levantamento e apresentação de práticas pedagógicas. Os resultados iniciais apontam para propostas de práticas docentes que já refletem os estudos iniciais da Educação Matemática Crítica.
Referências
Almeida, P. C. A. & Biajone, J. A formação inicial dos professores em face dos saberes docentes. In: Anais da 28.ª Reunião Anual da ANPEd. GT-8: Formação de Professores, Caxambu (MG), 2005.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Educação Básica. Brasília: MEC, 2018.
D’ambrosio, U. Formação de professores de matemática para o século XXI: O grande desafio. Pró-Posições, Campinas, 4(1), 35-40.
D’ambrosio, U. Etnomatemática: um programa a educação matemática. In: Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 1(1), 5- 11, 1993.
Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999
Guzmán, Y. R. de. & LY, C. C. T. Pesquisa formativa no ensino-aprendizagem de estudantes de graduação em instituições de educação superior-Caso Peru. Escola Anna Nery, v. 21, n. 4, 2017.
Nacarato, A. M. & Paiva, M. A. V. A formação do professor que ensina matemática: perspectivas a partir das investigações realizadas no GT7 da SBEM. In: Nacarato, A. M. & Paiva, M. A. V. A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Pais, A., et al. Educação matemática crítica e etnomatemática: conflitos e convergências. In:Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2003. Anais... Blumenau: Universidade Regional de Blumenau e Comitê Interamericano de Educação Matemática, 2003, CD – Card.
Pereira, A. S., et al. Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. 2018. Recuperado de: https://docplayer.com.br/126548377-Metodologia-da-pesquisa-cientifica-autores-adriana-soares-pereira-dorlivete-moreira-shitsuka-fabio-jose-parreira-ricardo-shitsuka.html.
Pucci, B. Teoria Crítica e Educação: contribuições da teoria crítica para a formação do professor. Espaço Pedagógico, 8, 13-30, 2001. Recuperado de: http://www.unimep.br/~bpucci/teoria-critica-e-educacao.pdf.
Relatório SAEB – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. Recuperado de http://portal.inep.gov.br/documents/186968/48442 1/RELAT%C3%93RIO+SAEB+2017/fef63936-8002-43b6-b741-4ac9ff39338f?version=1.0
Schmidt, R. B. A Matemática Nos Parâmetros Curriculares Nacionais E Na Proposta Curricular: A Experiência Docente Na Escola Pública Estadual De Santa Catarina 2013 Canoas – Rgs Ulbra: Recuperado de http://Www.Conferencias.Ulbra.Br/Index.Php/Ciem /Vi/Paper/Viewfile/685/473.
Skovsmose, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001. 160 p.
Skovsmose, O. Cenários para investigação. BOLEMA – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, 14, 66-91, 2000.
Skovsmose, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Teresa Cristina Maté Calvo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.