Quem são os futuros egressos de um curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública do Estado do Paraná-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9416Palavras-chave:
Formação inicial de professores; Futuros egressos; Licenciatura em matemática.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar o perfil dos alunos graduandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, Campus de Campo Mourão. Tomamos como eixo central a seguinte questão de pesquisa: Quem são os sujeitos que optam pelo Curso de Licenciatura em Matemática? A pesquisa foi pautada em uma abordagem qualitativa. Adotamos como metodologia alguns elementos da Análise Textual Discursiva de Moraes (2003). Este trabalho foi realizado com doze alunos do 3º e 4º ano do Curso de Licenciatura em Matemática da referida universidade. O instrumento de coleta de dados se constitui de um questionário com vinte e três questões. Os resultados indicam que os futuros egressos, em sua maioria, são jovens, estudaram em escola pública, escolheram o curso por gostar de matemática, há um desconhecimento dos ingressantes em relação ao curso e existe a intenção em seguir carreira docente, no entanto, há um desestímulo por conta das atuais políticas públicas, entre outras características.
Referências
Borges, S. M. Fatores determinantes da evasão escolar no ensino superior: o estudo de caso DOILES/ULBRA de Itumbiara. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional) – Faculdade Alves Faria, 2011.
Cavalcante, R. B., Calixtoet al. Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade: João Pessoa, 24(1), 13-18, 2014.
Ferreira, L. Práticas discursivas e subjetivação do sujeito evadido do curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá. 154 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e a Matemática – UEM) – Maringá, 2016.
Fiorentini, D., et al. Formação de professores que ensinam matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, (36), 137-160, 2002.
Fiorentini, D. A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Bolema, Rio Claro (SP), 21(29), 43-70, 2008.
Gatti, B., et al. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.
Gatti, B., Barreto, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
Gomes, A. A. Evasão e evadidos: o discurso dos ex-alunos sobre a evasão escolar nos cursos de licenciatura. 1998, 203 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências: SP, Marília, 1998.
Jesus, S. N., et al. Desenvolvimento Profissional e Motivações dos Professores. Educação, Porto Alegre, RS, 27(1), 39 – 58. 2004.
Moraes, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, 9(2), 191-211, 2003.
Moreira, P C., et al. Quem quer ser professor de matemática? Zetetiké, Campinas, 20(37), 11-34, jan/jun.2012.
Santos, V. de M. O desafio de tornar-se professor de matemática. Nuances: estudos sobre educação, (8), 83- 91, set. 2002.
Santos, F. A. Evasão discente no ensino superior: estudo de caso de um curso de licenciatura em matemática. 2012. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2012.
Souto, R. M. A. Egressos da licenciatura em matemática abandonam o magistério: reflexões sobre profissão e condição docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, 42(4), 1077-1092, out./dez., 2016.
UNESCO. O Perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. São Paulo: UNESCO Brasil; Ed. Moderna, Instituto Paulo Montenegro; INEP/MEC2004.
UNESCO. Os desafios do ensino de matemática na educação básica. São Carlos: EdUFSCar, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Talita Secorun dos Santos; Luciano Ferreira; Fatima Jancinta Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.