A concepção da natureza humana segundo Notonagoro e Drijarkara e suas implicações para o desenvolvimento da Filosofia de Pancasila
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9659Palavras-chave:
Notonagoro; Driyarkara; Humano; Comparativo; Filosofia da Pancasila.Resumo
Este artigo tem como objetivo comparar a concepção de natureza humana segundo Notonagoro e Drijarkara e suas implicações para o desenvolvimento da filosofia de Pancasila. Por esse motivo, este estudo usa um método de comparação. Com o entendimento básico de Pancasila como um sistema filosófico e humano como sua base ontológica, a filosofia de Pancasila pode ser bem compreendida através de uma compreensão da natureza humana. Portanto, a compreensão de Pancasila deve começar com a compreensão da natureza humana. Este estudo descobriu que Notonagoro e Drijarkara tinham semelhanças e diferenças na formulação da natureza humana como base ontológica de Pancasila. Da mesma forma, ambos veem os humanos não como uma entidade única. Notonagoro vê os humanos como monopluralistas, enquanto Drijarkara vê os humanos como singulares (kedwitunggalan). No entanto, ambos têm diferenças nas coisas enfatizadas. Notonagoro enfatiza a natureza humana como monopluralis, enquanto Drijarkara como persona. Como monopluralis, um bom ser humano é aquele que tem caráter piedoso, enquanto como persona, a perfeição humana é alcançada por meio de seu relacionamento com os outros no amor. Essa diferença tem implicações no desenvolvimento da filosofia de Pancasila. Notonagoro vê a natureza humana que pode ser entendida na natureza dos preceitos de Pancasila, enquanto Drijarkara vê Pancasila como a atualização de uma atualização existencial humana.
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