Da escolha dos métodos à palavra escrita: o processo de aquisição dos complexos educativos e o desvelar do letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9981

Palavras-chave:

Letramento; Alfabetização; Formação de professores.

Resumo

Este trabalho é resultado de inquietações suscitadas em nossa trajetória enquanto professores e pesquisadores no campo da alfabetização e do letramento de crianças e de adolescentes. Trata-se de um exercício metodológico para auxiliar na apreensão e, pari passu, na compreensão dos conteúdos programáticos pertinentes à formação de professores, tendo como modo propositivo a tarefa de correlacionar as seguintes categorias: pensamento e linguagem; métodos de alfabetização; alfabetização e letramento; leitura; e estratégias de leitura no processo de desenvolvimento infantil no tocante à aquisição da lectoescrita. Utilizamos como recurso metodológico a abordagem bibliográfica, a partir da qual analisamos autores que tratam do tema supradito, sendo, também, apreciado sob o prisma das obras basilares da práxis educativa da pedagogia histórico-crítica. Enfatizamos que as categorias que foram apresentadas de forma resumida e breve neste estudo, apesar de estarem expostas separadamente, só fazem sentido se forem interpretadas conjuntamente, pois, devido a sua inextricável imbricação, e de seu entrelaçamento que as mesmas exigem para o logro do labour educativo, nenhuma dessas categorias poderá ser compreendida de forma adequada se for considerada isoladamente.

Incluir o resumo.

Biografia do Autor

Francisco Glauber de Oliveira Paulino, Universidade Estadual do Ceará

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). No presente momento é bolsista de Iniciação Científica (IC-UECE) através do projeto "Educação do Campo é direito e não esmola: educação geográfica, poder e território nos percursos das tensionalidades e tensões no Ceará onde desenvolve pesquisa referente ao espectro da pedagogia na Educação do campo. Outrossim, atuou como Bolsista de Iniciação Artística no Projeto de Extensão Universitária intitulado Arte-educação no poema pedagógico no ano de 2018. Atualmente atua em sua pesquisa nos seguintes grupos de pesquisas: Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios (GEAEGT/UECE), onde, também, desenvolve a sua pesquisa como bolsista (IC); Grupo de Estudos Educação Teoria e História - (GEETH/UECE); Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE); Instituto de Estudos e Pesquisa do Movimento Operário - (IMO/UECE).Tem experiência de investigação na área de Trabalho, Educação e Organização de Classe

Maria Núbia de Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2014), Doutoranda e Mestra em Educação pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição (2017) e Doutoranda em Educação no mesmo programa, Professora da Rede Municipal de Educação de Caucaia - Ceará, na Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia.

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF) e especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC). Professor do Curso de Pedagogia na UECE. Professor do Curso de Pedagogia da UECE e Professor de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC).

Referências

Brandão, C. R. (1995). O que é educação. Rio de Janeiro: Editora Brasiliense.

Coutinho, M. L. (2005). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética / org. por Artur Gomes Morais, Eliana Borges Correia de Albuquerque, Telma Ferraz Leal. Belo Horizonte: Autêntica.

Dangió, M. C. S., Martins, L. M. (2018). A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. Campinas, SP: Autores Associados.

Duarte, N. (2016). Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo / Newton Duarte. Campinas, SP: Autores Associados.

Ferreiro, E., Teberosky, A. (1999). Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco, Mário Corso. Porto Alegre: Artmed.

Kato, M. A. (1986). No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática.

Oliveira, L. A. (2010). Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial.

Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria, RS. UFSN: NTE.

Ponce, A. (2015). Educação e luta de classes / Aníbal Ponce. Tradução de José Severo de Camargo Pereira. (24a ed.). São Paulo: Cortez.

Saviani, D. (2018). Escola e democracia. (43a ed.), rev. Campinas, SP: Autores Associados.

Saviani, D. (2019). Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados.

Silva, A. G. S., Sousa, F. J. F., Medeiros, J. L. (2020). A análise das diretrizes educacionais e o ensino da matemática. Research, Society and Development.v 9(9). DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6860

Soares, M. (2012). Letramento: um tema em três gêneros. (3a ed.), Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Soares, M. (2019). Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto.

Vigotski, L. S. (2007). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. (7a ed.), São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

03/12/2020

Como Citar

PAULINO, F. G. de O. .; ARAÚJO, M. N. de .; MEDEIROS, J. L. de; NOVAES, M. A. B. de . Da escolha dos métodos à palavra escrita: o processo de aquisição dos complexos educativos e o desvelar do letramento. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, p. e7649119981, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i11.9981. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9981. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais