Gamificación en la enseñanza remota de emergencia como recurso didáctico-pedagógico en el desarrollo de las clases de lengua portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29480

Palabras clave:

Educação básica; Enseñando; Jogos online; Pandemia; Tecnologias digitais de informação e comunicação.

Resumen

Este artigo é a materialização de uma investigação que tuvo como objeto de estudo a inserção de aplicativos gamificados no ámbito educativo y estuvo orientado para a pré-gunta: ¿cuál é o impacto do uso de atividades gamificadas no contexto da Enseñanza Remota de Emergencia? Buscando responder à pergunta, a investigação se desarrolló de acuerdo com os pressupostos de investigação cualitativa e estudio descritivo, com o objetivo de compreender o uso da gamificação no Enseñanza Remota de Emergencia como recurso didático-pedagógico no desarrollo de classes de Lengua Portuguesa no 8vo. ano de una escuela privada em Aracaju, SE. Em todos os instrumentos, adotamos a observação da aula virtual e a entrevista em linha. A análise de dados foi realizada a partir da perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016). Como resultado, a investigação mostrou que, devido aos desafios impostos pela situação de pandemia, a inclusão de atividades gamificadas nas classes de Língua Portuguesa fomentou a participação dos estudantes de 8º grau, melhorando o processo de aprendizagem e aprendizagem da língua materna na Enseñanza Remota de Emergencia.

Biografía del autor/a

Rosana Maria Santos Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista, graduada em LETRAS PORTUGUÊS FRANCÊS pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA). Professora da Educação Básica e Superior.

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professora da Universidae Federal de Sergipe;  Líder o Grupo e  Pesquis NUCA-UFS.

Izabel Silva Souza D'Ambrosio, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe, é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Especialista em Ensino de Língua Inglesa e uso de Novas Tecnologias pela Estácio de Sá. Atualmente é Professora efetiva na Educação Básica/ SEDUC SE. 

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação (PPGED/UFS). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB). É pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq).

Paula Tauana Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (Unit). Atualmente é professora da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe - SEDUC/DEA e da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA/SEMED).

Citas

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Publicado

07/05/2022

Cómo citar

MARCONDES, R. M. S. T.; FERRETE, A. A. S. S. .; D’AMBROSIO, I. S. S. .; SANTOS, W. L. .; SANTOS, P. T. Gamificación en la enseñanza remota de emergencia como recurso didáctico-pedagógico en el desarrollo de las clases de lengua portuguesa. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 6, p. e51311629480, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i6.29480. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29480. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Ciencias de la educación