Gamificação no ensino remoto emergencial como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento das aulas de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29480

Palavras-chave:

Educação Básica; Ensino; Jogos online; Pandemia; Tecnologias digitais de informação e comunicação.

Resumo

Este artigo constitui-se na materialização de uma pesquisa que tomou por objeto de estudo a inserção de aplicativos gamificados no âmbito educacional e foi guiada pela pergunta: qual o impacto da utilização de atividades gamificadas no âmbito do Ensino Remoto Emergencial? Buscando responder ao questionamento, a investigação foi desenvolvida segundo os pressupostos da pesquisa qualitativa e do estudo descritivo, mediante o objetivo de compreender a utilização da gamificação no Ensino Remoto Emergencial como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento das aulas de Língua Portuguesa no 8º ano de uma escola particular de Aracaju, SE. Quanto aos instrumentos, adotamos a observação da sala de aula virtual e a entrevista online. A análise dos dados foi feita a partir da perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016). Como resultados, a pesquisa mostrou que, apesar dos desafios impostos pela conjuntura pandêmica, a inserção de atividades gamificadas nas aulas de Língua Portuguesa incentivou a participação dos alunos do 8º ano potencializando o processo de ensino aprendizagem da língua materna no Ensino Remoto Emergencial.

Biografia do Autor

Rosana Maria Santos Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista, graduada em LETRAS PORTUGUÊS FRANCÊS pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA). Professora da Educação Básica e Superior.

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professora da Universidae Federal de Sergipe;  Líder o Grupo e  Pesquis NUCA-UFS.

Izabel Silva Souza D'Ambrosio, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe, é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Especialista em Ensino de Língua Inglesa e uso de Novas Tecnologias pela Estácio de Sá. Atualmente é Professora efetiva na Educação Básica/ SEDUC SE. 

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação (PPGED/UFS). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB). É pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq).

Paula Tauana Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (Unit). Atualmente é professora da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe - SEDUC/DEA e da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA/SEMED).

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Publicado

07/05/2022

Como Citar

MARCONDES, R. M. S. T.; FERRETE, A. A. S. S. .; D’AMBROSIO, I. S. S. .; SANTOS, W. L. .; SANTOS, P. T. Gamificação no ensino remoto emergencial como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento das aulas de Língua Portuguesa. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 6, p. e51311629480, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i6.29480. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29480. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais