Utilizando o jogo Racing Fever como ferramenta de ensino de cinemática

Autores

  • Artur Araujo Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Matheus Fernandes Mourão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Verusca Batista Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Gilvandenys Leite Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i6.1047

Palavras-chave:

Física; Jogos eletrônicos; Movimento; Velocidade escalar.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o jogo eletrônico Racing Fever, para identificar se há coerências ou incoerências nos valores numéricos referentes às grandezas deslocamento, velocidade e tempo fornecidos por ele e propor o game como ferramenta de ensino de cinemática. Para tanto, aplicamos a equação da velocidade escalar para avaliar se há uma equivalência entre as velocidades fornecidas pelo jogo e as velocidades calculadas. Teoricamente, o estudo se baseou nas ideias de Gee (2003), de Coelho e Haguenauer (2004) e de Short (2012), dentre outros autores. Com nossa pesquisa, foi possível concluir que não existe uma equivalência entre os valores das velocidades fornecidas pelo jogo e as velocidades calculadas, o que nos permitiu interpretar esse jogo como incoerente. Dessa forma, propomos que os professores utilizem o jogo em sala de aula, instigando os alunos a fazerem a mesma análise do jogo.

Biografia do Autor

Artur Araujo Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará


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Publicado

29/03/2019

Como Citar

CAVALCANTE, A. A.; MOURÃO, M. F.; ALVES, V. B.; SALES, G. L. Utilizando o jogo Racing Fever como ferramenta de ensino de cinemática. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 6, p. e31861047, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i6.1047. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1047. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra