Robótica Educativa e Scratch na perspectiva de projeto na educação básica para desenvolvimento do pensamento computacional frente a cultura digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13076

Palavras-chave:

Ensino; Pensamento computacional; Tecnologias; Competências; Habilidades; Robótica educativa; Scratch.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compartilhar os resultados de uma pesquisa-ação do projeto piloto de Robótica Educativa e de Scratch para alunos da educação Básica, dos anos finais do Ensino Fundamental, desenvolvido em uma escola pública estadual no Município de Cruz Alta RS, Brasil. O projeto foi pensado e organizado frente ao contexto da cultura digital em que os alunos estão inseridos, pensado no formato de oficinas, envolvendo atividades práticas. O estudo pautou-se em noções práticas de Robótica Educativa a partir de sucatas e do pensamento computacional apoiado nas ferramentas de interatividade do Software Scratch. No decorrer das oficinas práticas, observou-se o interesse e a fluência dos alunos que participaram do projeto. As oficinas aconteceram no turno inverso das aulas regulares dos alunos. Foram um total de quinze encontros, no decorrer de quatro meses.  O estudo foi guiado pelo objetivo de explorar o conhecimento já adquiridos pelos alunos, por meio, de suas vivências frente a cultura digital e por meio de noções de Robótica Educativa e do pensamento computacional, como incentivo para despertar a motivação à novas competências como a compreensão, o pensar, o buscar soluções, a criatividade, julgamento, tomada de decisões, cooperação e colaboração no trabalho em grupo. São descritas as oficinas, seus objetivos e as observações, em relação a motivação e a aquisição de habilidades e competências, enquanto a realização das atividades propostas, em cada uma, bem como, a percepção de conhecimentos prévios dos alunos na resolução de problemas.

Biografia do Autor

Mara Regina Rosa Radaelli, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede (UFSM), Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicada à Educação (UFSM), Especialista em Informática Educativa (UFES), Especialista em Mídias na Educação (UFSM), Especialista no Programa Interdisciplinar do Movimento Humano - Ênfase em Recreação e Lazer (UNICRUZ), Graduada em Pedagogia Licenciatura (UFSM), Graduada também em Ciências Licenciatura (UNICRUZ). Realiza pesquisas nas áreas de Tecnologias Educacionais, Formação de professores e Metodologias inovadoras com recursos digitais móveis. Anos atuando como professora alfabetizadora do Ensino Fundamental e em cursos de Formação de Professores, atualmente aposentada e dedicando-se a pesquisas educacionais.

Mario Vásquez Astudillo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em educação (Formação em Espaços Virtuais) pela Universidade de Salamanca, Espanha. Pós-Doutor em educação, Programa de Pós-Graduação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor de Espanhol e Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Professor na Universidade Tecnológica do Chile INACAP; Professor visitante estrangeiro no Programa de Pós-Graduação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Cultura Digital e Redes de Formação GPKOSMOS (UFSM). Tem experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, uso de tecnologia, e-learning, b-learning, EaD e direção de projetos de inovação educacional.

Alexandre Abreu de Paula, Universidade Federal de Santa Maria

MESTRANDO em PPGTER - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (2021)
PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO pela UFSM (2017)
Especialização em FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA EM INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO pela Celer, (2013)

Graduado em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pela Universidade de Cruz Alta (2002). 

Ricardo Radaelli Meira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul-Rio-Grandense

Atualmente  professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-riograndense, Campus Santana do Livramento. Doutorando em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria (2017) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (2014).



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Publicado

12/03/2021

Como Citar

RADAELLI, M. R. R.; ASTUDILLO, M. V. .; PAULA, A. A. de; MEIRA, R. R. Robótica Educativa e Scratch na perspectiva de projeto na educação básica para desenvolvimento do pensamento computacional frente a cultura digital. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e20010313076, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.13076. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13076. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Educacionais