As ideologias de um grupo de professores-pesquisadores em tempo de isolamento social
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13205Palavras-chave:
Análise discursiva; Valores; Pandemia; Ensino; Covid-19.Resumo
Este trabalho apresenta a análise de relatos de um grupo de professores-pesquisadores em tempo de isolamento social e o consequente repensar de suas práticas. Ressalta-se o lado sócio-histórico da linguagem, concebendo-se o enunciado enquanto produto da interação entre sujeitos socialmente organizados. Para tanto, apresentamos algumas ideologias e valores que se fizeram presentes em discursos (na forma de relato) de professores-pesquisadores que participam de um mesmo grupo de pesquisa. A metodologia empregada é qualitativa, do tipo estudo de caso. Os relatos foram obtidos por meio do preenchimento de um formulário online e analisados a partir dos pressupostos do Círculo de Bakhtin, considerando que o discurso não se reduz ao sistema linguístico, pois nele estão presentes nossas interpretações e visões de mundo e que se configuram com “ideologias”. As análises dos relatos nos levaram à quatro ideologias: (1) peso da profissão, (2) valorização do professor e da ciência, (3) otimismo em relação ao momento vivenciado, oportunidade e aprendizagem durante o isolamento (lives) e (4) preocupação com o externo. Tais aspectos refletem um “tempo vivido” por este grupo de professores-pesquisadores, suas angústias e percepções de um momento histórico e único.
Referências
Arruda, E. P., & Arruda, D. E. P. (2015). Educação à distância no brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em revista, 31(3), 321-338, Sept. doi: 10.1590/0102-4698117010
Bakhtin, M. (2003). Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. (4th ed.). São Paulo: Martins Fontes.
Bakhtin, M. (2016). Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. (1st ed.). São Paulo: Editora 34.
Bakhtin, M. (2017). Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Tradução de Paulo Bezerra. (1st ed.). São Paulo: Editora 34.
Bakhtin, M., & Voloshinov, V. (1979). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec.
Brait, B. (2006). Uma perspectiva dialógica de teoria, método e análise. Gragoatá, 11(20), pp. 47 – 62. Recuperado de: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33238
Brait, B., & Melo, R. (2017). Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In: Brait, B. (Ed.). Bakhtin: conceitos-chave (pp. 61 - 78). São Paulo: Contexto.
D’Ancona, M. (2018). Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de Fake News. Barueri: Faro Editorial.
Fiorin, J. L. (2016). Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto.
Miotello, V. (2005). Ideologia. In: Brait, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave (pp. 167 - 176). (2nd ed.). São Paulo: Contexto.
Pereira, A. S., Shitsuka, D. M.; Parreira, F. J., & Shitsuka R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. (1st digital ed.). Santa Maria, RS: UFSM, NTE, https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcia Borin da Cunha; Saulo Cezar Seiffert Santos; Diane Ferreira da Silva Dapieve; Nathalie Akie Omachi; Jéssica Engel do Nascimento; Olga Maria Schimidt Ritter; Raquel Roberta Bertoldo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.