Refletindo sobre a integração dos sistemas fisiológicos: Avaliação de uma sequência didática fundamentada nos três momentos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14170Palavras-chave:
Conteúdos de Fisiologia; Sequência Didática; Três Momentos Pedagógicos; Educação básica.Resumo
Considerando a relevância de trabalhar os conteúdos da fisiologia, explorando elementos que levem aos estudantes a compreenderem o funcionamento do organismo humano e a homeostase, o objetivo deste trabalho foi avaliar a opinião de estudantes do ensino médio sobre a estrutura, aplicação e eficácia de uma Sequência Didática (SD) explorando a integração dos sistemas fisiológicos, buscando assim sensibilizar a comunidade escolar com relação à saúde, as atitudes e os comportamentos, possibilitando o exercício da criticidade mediante ao processo de questionamento, formalização de conceitos e produção de conhecimentos. Foi utilizada a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos. No primeiro momento, foram empregadas dinâmicas e questões contextualizadas envolvendo os temas selecionados. No segundo momento, foram desenvolvidas aulas dialógicas, rodas de conversas e leitura de materiais científicos sobre os sistemas fisiológicos explorados em aula. Durante o terceiro momento, foi efetivada a prática de “verificação de batimentos cardíacos e saturação”. No final da aplicação da SD, os estudantes responderam a um questionário, que visou avaliar as atividades desenvolvidas. Os resultados obtidos por meio das ferramentas de avaliação demonstraram as potencialidades da SD proposta, e a relevância de se trabalhar os sistemas fisiológicos de forma integrada, de modo a possibilitar que os estudantes compreendam o funcionamento do corpo humano de forma significativa.
Referências
Almeida, L. M., Dias-da-Silva, C. D., & Santos, D. B. (2018). Educação para a saúde e sexualidade: uma abordagem metodológica a partir dos questionamentos dos discentes. In: Araújo, R. M., Pinheiro, R. R. L. M. P. (Org.). Educação, Direitos Humanos, Cidadania e Gestão. Natal: Unifacex.
Delizoicov, D. (1991). Conhecimento, tensões e transições. 214 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Delizoicov, D., Angotti, J., & Pernambuco, M. M. (2011). Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. (4a ed.), Cortez.
Dias-da-Silva, C. D., Silva, G. F., Almeida, L.M., Almeida, R. G. & Souza, R. G. (2018). Abordando o sistema respiratório em uma perspectiva dos três momentos pedagógicos. CARPE DIEM: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, 16(1), 29-43.
Dias-da-Silva, C. D., Cavalcante, B.P., Maciel, L.G.B., Santos, D.B., & Almeida, L.M. (2016). Aprendendo sobre o corpo humano: contribuições do PIBID para o ensino de ciências. CARPE DIEM: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX. 14(1), 17-30.
Ferreira, N. P., & Dias-da-Silva, C. D. (2017). Praticas educativas no ensino de Ciências e Biologia: propostas didáticas para a educação básica. Alemanha: Novas edições Acadêmicas.
Ferreira, V., Coutinho, F., Silva, F. (2002). Concepções alternativas ou perfis conceituais? Um estudo com educadores em ciências sobre a função digestiva. In: Encontro “Perspectivas do ensino de Biologia”, 8. São Paulo. Anais. São Paulo.
Flick, U. (2009). Uma introdução à pesquisa qualitativa. (4a ed.), Bookman.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Gehlen, S. T, Maldaner, O. A., & Delizoicov, D. (2012). Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências. Ciência & Educação, 18(1), 1-22.
Gehlen, S. T. (2009). A função do problema no processo ensino-aprendizagem de ciências: contribuições de Freire e Vygotsky. 253 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Guedes, M. R. A. (2015). Ensino de anatomia e fisiologia do sistema digestório humano mediado por sala ambiente, 72 f. Dissertação (mestrado), Centro Universitário de Volta Redonda, RJ.
Jesus, L. R. (2014). Ensinando o sistema circulatório no ensino fundamental. 135 f. Dissertação (mestrado em educação), Universidade de São Paulo, SP.
Maturana, L. G., & Costa, J. R. S. (2013). Anatomia humana como proposta prático-pedagógica para aplicar o tema transversal saúde na rede estadual de ensino de Diamantina – MG. Revista Vozes dos Vales da UFVJM, 5(2),01–13.
Nascimento, A. C. L. M., Dias-da-Silva, C. D., Santos, D.B., Silva, L.E.O., Almeida, L.M., & Carvalho França, N.N. (2018). Atividades práticas no ensino de ciências: a relação teoria e prática e a formação do licenciando em ciências biológicas. CARPE DIEM: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, 16(1), 44-60.
Pagel, U. R., Campos, L. M, & Batitucci, M. C. P. (2015). Metodologias e práticas docentes: uma reflexão acerca da contribuição das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem de biologia. Experiências em Ensino de Ciência.s 10(2), 4-25.
Rosa, M., Oliveira, D. P. A., & Orey, D. C. (2015). Delineando e Conduzindo o Método Misto de Pesquisa em Investigações em Educação Matemática. Perspectivas em Educação Matemática, 8(3), 749-769.
Silva, C. D. D. (2020). Ciências biológicas: realidades e virtualidades. Atena Editora.
Sasseron, L. H. (2013). Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. Cengage Learning.
Vanzela, E. C., Balbo, S.L., & Della-Justina, L. A. A. (2013). Integração dos sistemas fisiológicos e sua compreensão por alunos do nível médio. Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, 11(3), 12-19.
Zanella, A., Seidel, E. J., & Lopes, L. F. D. (2010). Validação de questionário de satisfação usando análise fatorial. Revista de Inovação, gestão e Produção, 2(12), 102-112.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lúcia Maria de Almeida; Priscila Daniele Fernandes Bezerra Souza; Daniele Bezerra dos Santos; Thatiane Brito da Silva Medeiros; Alvaro da Costa Freire; Clécio Danilo Dias da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.