Ensino e aprendizagem impulsionados pelo pensamento computacional
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19099Palavras-chave:
Aprendizagem; Ensino; Pensamento computacional.Resumo
Pensamento Computacional (PC) é uma estratégia utilizada no processo ensino/aprendizagem, envolvendo resolução de problemas, de forma a desenvolver o pensamento crítico e criativo, de forma autônoma, interdisciplinarmente. O presente artigo apresenta uma análise reflexiva sobre o tema, fundamentando-se em literaturas que abordam o PC e seus desdobramentos. Tem como objetivo discutir os benefícios decorrentes do desenvolvimento do PC na educação básica, bem como descrever brevemente algumas estratégias já em uso para que o PC possa ser ensinado, beneficiando, assim, alunos, professores e a sociedade. Concluímos que ao desenvolver o PC o aluno passa a ser sujeito construtor de conhecimento, de forma crítica, criativa, polivalente, flexível e inovadora, e que isso pode se dar através de estratégias diversas, seja pelo ensino da robótica, programação em blocos, narrativas digitais, games, com atividades sem o uso de tecnologias, ou de forma transversal dentro das disciplinas.
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