Práticas de geografia integrada à formação técnica de nível médio à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6517

Palavras-chave:

Educação profissional; Práticas educativas; Pedagogia histórico-crítica.

Resumo

Analisa a possibilidade de realizar práticas educativas de Geografia integrada à formação técnica de nível médio em Meio Ambiente em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) do Ceará à luz da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), na perspectiva da prática social docente e discente em espaços educativos formais e não formais. Como questão central, tem-se: Como trabalhar a práxis pedagógica que promova a coletividade dos discentes em correlação com os docentes no processo de ensino e aprendizagem que se quer transformador da realidade social dos sujeitos do ensino médio integrado em uma EEEP? A análise partiu de observação direta nas interações pedagógicas entre a docente de Geografia, o docente técnico de Recursos Hídricos e os 45 alunos da 3ª série da referida escola. A metodologia traz como referencial de abordagem o Materialismo Histórico Dialético de Marx, além de estudo reflexivo exploratório, buscando evidenciar os momentos de Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social Final presentes no método da PHC, apregoados pelo professor e filósofo Dermeval Saviani. Os resultados evidenciaram a construção coletiva da aula e sua dinâmica integrativa no seu decurso aproximando os docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem de modo orgânico e significativo. As considerações encaminham para uma estratégia de aula que permite maior inter-relação entre os docentes e discentes, bem como a integração das disciplinas da formação geral e profissional técnica de forma colaborativa.

Biografia do Autor

Francisco Euguenys Medeiros da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (2020), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009) e pela Universidade Estadual do Ceará (2012); Especialista em Gestão Ambiental pela UECE e em Gestão escolar e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, RJ (2015). Professor/Coordenador Escolar da EEM Luiz Girão, CREDE 01, SEDUC/CE (2010-atual). Tem interesse nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica; Trabalho e Educação; Ensino de Geografia; Práticas educativas integrativas; Pedagogia Histórico-Crítica; Teoria Crítica e Educação.  

Antônia de Abreu Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação com ênfase em Financiamento da Educação, pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente desenvolve suas atividades de docência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NUPEP) e do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), possui experiência na área de Educação, escrevendo principalmente sobre os seguintes temas: trabalho-educação, políticas educacionais, legislação da educação brasileira, estado e financiamento.  

Elenilce Gomes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolve atividades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Membro do Fórum Estadual de Educação do Ceará. Colabora com o Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira/UFC. Coordena o Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR). Co-Fundadora do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NUPEP). Edita e publica livros sobre trabalho-educação, políticas educacionais, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica.

Océlio Jackson Braga, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor colaborador do Programa de Pó-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador do Laboratório de Estudos e Qualificação Profissional dos Trabalhadores da UFC.

Referências

Ceará, Governo do Estado (2008). Lei n° 14.273, de 19 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a criação das Escolas Estaduais de Educação profissional – EEEP, no âmbito da Secretaria da Educação. Recuperado de www.educacaoprofissional. seduc.ce.gov.br/.

Ceará. Governo do Estado / Secretaria da Educação – Seduc/Ce (2008). Plano Integrado de Educação profissional e Tecnológica do Estado do Ceará (2008-2010). Fortaleza.

Duarte, N., & Saviani, D. (2012). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas-SP: Autores Associados.

Gasparin, J. L., & Petenucci, M. C. (2014). Pedagogia histórico crítica: da teoria à prática no contexto escolar. Dia a dia Educação, Paraná, 2, 2289-8. Recuperado de http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf.

Gasparin, J. L. (2011). Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados.

Gil, A. C. (2002). Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, 4, 44-45.

Gramsci, A. (1987). Concepção dialética da história (Vol. 4). Rio de Janeiro: Civilização brasileira.

Kosik, K. (1969). Dialética do concreto (C. Naves & A. Toríbio, Trads.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Minayo, M. C. D. S. (1994). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. (6a ed.), Petrópolis, editora Vozes.

Pistrak, M. M. (2008). Fundamentos da escola do trabalho. Expressão popular.

Saviani, D. (2011). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. (11a ed.), Campinas: Autores Associados.

Saviani, D. (2012). Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. (42a ed.), Campinas: Autores Associados.

Saviani, D. (2019). Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. 1. ed. São Paulo: Autores Associados. 1, 368. ISBN 978-85-7496-429-4.

Silva, F. E. M., Abreu Sousa, A., Silva Pereira, A., de Oliveira, M. D. G., Souto, R. N., & Oliveira, E. G de. (2019). An analysis of gasparin's didactics: the possibility of pedagogical praxis? Research, Society and Development, 8(9), 39891316.

Suchodolski, B. (1976). Teoria Marxista de Educação. Lisboa: Editora Estampa.

Vigotski, L. S. (1994). A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (2001) A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, Martins Fontes.

Downloads

Publicado

16/08/2020

Como Citar

SILVA, F. E. M. da; SOUSA, A. de A. .; OLIVEIRA, E. G. de .; BRAGA, O. J. Práticas de geografia integrada à formação técnica de nível médio à luz da pedagogia histórico-crítica. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e210996517, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.6517. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6517. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais