Produção de levana por fermentação submersa utilizando Zymomonas mobilis cct 4494
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8526Palavras-chave:
Biopolímeros; Polissacarídeos; Exopolissacarídeos; Bactéria; Produção.Resumo
A levana é formada por unidades de frutose e produzida por micro-organismos a partir da fermentação de um meio de cultura contendo sacarose e sais minerais. É um biopolímero com aplicações industriais usado na área alimentícia (fixador de cores e sabores, espessante e estabilizante) e também na farmacêutica (substituto de plasma sanguíneo, imunomodulador, anticarcinogênico e hipocolesterolêmico). Esse trabalho teve como objetivo abordar especificamente aspectos relacionados ao delineamento da produção de levana pela bactéria Zymomonas mobilis CCT 4494, variando os parâmetros de uma fermentação submersa. As condições para a fermentação e produção foram avaliadas por um planejamento fatorial e foi aplicada a metodologia de superfície de resposta. Os resultados demonstram que o baixo valor de p encontrado para o intercepto levana (Y1), indicou que os níveis estudados nesta pesquisa foram bem escolhidos e que o coeficiente de regressão da equação descreveu o experimento acima de 99% de confiança. Das variáveis independentes analisadas, a agitação e sua combinação binária com a temperatura apresentaram as maiores diferenças significativas nos resultados. O maior cultivo do biopolímero foi de 10,58 g.L-1 de levana. Os valores de levana e da biomassa reduziram significativamente em temperaturas superiores a 30 °C e o produto da fermentação, como o crescimento de Zymomonas mobilis CCT 4494, foram proporcionais ao aumento da concentração de sacarose testada.
Referências
Box, G. E. P., Hunter, W. G. (1978). Statistics for experimenters. An introduction to design, data analysis and model building. John Wiley & Sons.
Cunha, P. L. R. (2009). Quim. Nova. 32, 649.
De Oliveira, M. R., Da Silva, R. S. S. F., Buzato, J. B., & Celligoi, M. A. P. C. (2007). Biochem. Eng. J. 37, 177.
Dubois, M., Gilles, K. A., & Hamilton, J. K. (1956). Analytical Chemistry. 28, 356.
Ernandes, F. M. P. G., & Garcia-Cruz, C. H. (2009). Acta Scientiarum Technology. 31, 41.
Ernandes, F. M. P. G., & Garcia-Cruz, C. (2010). Acta Scientiarum Tecnology. 32, 26.
Ernandes, F. M. P. G., & Garcia-Cruz, C. H. (2011). Ciênc. agrotec. 35, 354.
Ernandes, F. M. P. G., & Garcia-Cruz, C. H. (2011b). Journal of Engineering and Technology., 1(2), 47-56.
Ferreira, J. (2013). Produção de levana e bioetanol utilizando cascas de banana por Zymomonas mobilis. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Brasil.
Ferreira, J., Santos, V. A. Q., Calegari, G. C., Garcia-Cruz, C. H. (2019). The Electronic Journal of Chemistry. 11.
Lima, U. A. (2019). Coleção Biotecnologia Industrial: Processos Fermentativos e Enzimáticos. Editora Edgard Blucher.
Lorenzetti, M. F. S., Moro, M. R., Garcia-Cruz, C. H. (2015). Journal of Food Process Engineering. 38, 36.
Nelson, N. A. (1944). Biochemistry. 153, 380.
Parker, C., Peekhaus, N., Zhang, X., Conway, T. (1997). Appl. Environ Microbiol. 63, 3519.
Santos, V. A. Q., Garcia-Cruz, C. H. (2016). Acta Scientiarum Technology. 38, 263.
Silbir, S., Dagbagli, S.,Yegin, S., Baysal, T., Goksungur, Silbir, S., Dagbagli, S., Yegin, S., Baysal, T., & Goksungur, Y. (2014). Carbohydrate Polymers. 99, 454.
Somogyi, M. (1952). Journal of Biologycal Chemistry. 195, 19.
Statsoft, I. N. C. (1996). Program of Calculus and Graphics Statistcs.
Sutherland, I. W. (1972). Advances in Microbial Physiology. 8, 213.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Letícia Biazzi Lima; Mariane Daniella Da Silva; Talita Garcia Lopes Viçoso; Maria Laura Ferreira Martins; Jaciara Jesus Silva; Jesley Pires Tomaz Silva; Simone Aparecida Biazzi Lapena; Simone Aparecida Biazzi Lapena; Crispin Humberto Garcia-Cruz; Fernanda Maria Pagane Guereschi Ernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.