Gamificação no Ensino de Matemática: das Diretrizes Curriculares do Paraná à sala de aula, via Plano de Trabalho Docente

Autores

  • Merris Mozer Universidade Norte do Paraná
  • Eliza Adriana Sheuer Nantes Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i4.883

Palavras-chave:

Jogo; Tecnologia; Facebook.

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar os resultados parciais de um trabalho que integra a linha de pesquisa "Ensino de Linguagens e suas Tecnologias” (PPGENS/UNOPAR) e tem como objetivo elaborar e aplicar, em sala de aula, um Plano de Trabalho Docente, sugerido pelas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, tendo como conteúdo programático a teoria da geometria plana, na disciplina de Matemática. A pesquisa se justifica pelas dificuldades apresentadas pelos alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, com esse conteúdo programático. Assim, fomos a campo, por meio de uma pesquisa qualitativa, aplicada via pesquisa-ação, adotamos a gamificação como ferramenta, a favor do processo de ensino e de aprendizagem, visando atrelar teoria e prática. O construto epistemológico versa sobre a teoria da gamificação e o ensino. Após a aplicação do Plano de Trabalho Docente, o resultado indicou a proficuidade do trabalho com jogos em sala de aula, visto que houve um aumento significativo do interesse e motivação dos alunos para seus estudos, bem como a apropriação de conceitos da área que foram essenciais para a formação discente.

Biografia do Autor

Eliza Adriana Sheuer Nantes, Universidade Norte do Paraná

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Língua Portuguesa; Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade. É professora da Universidade Norte do Paraná (PPGENS-UNOPAR). Atua na graduação e pós-graduação com os temas: ensino, linguagem, tecnologia e análise linguística (via gêneros discursivos). Participa dos Grupos de Pesquisa: Linguagens, Tecnologia e Ensino, UNOPAR-CNPq e FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq . Coordena os projetos de pesquisa "Gêneros discursivos: uma investigação das práticas de letramento e multiletramento na esfera escolar", "Os Gêneros Midiáticos como práticas de letramento e multiletramento na escola" (UNOPAR-FUNADESP) e ?A exploração do fórum em ambiente virtual de aprendizagem enquanto ferramenta para o ensino" (UNOPAR-CNPq).

 

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Publicado

25/02/2019

Como Citar

MOZER, M.; NANTES, E. A. S. Gamificação no Ensino de Matemática: das Diretrizes Curriculares do Paraná à sala de aula, via Plano de Trabalho Docente. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 4, p. e4584883, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i4.883. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/883. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais